Aula sobre Oracao Sem Sujeito
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da atividade e explique o que é uma oração sem sujeito. Em seguida, exponha alguns exemplos de orações sem sujeito presentes em músicas ou poemas. Veja se os alunos têm dúvidas sobre o assunto e divida-os em grupos para trabalharem nas estações.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - Estação de exploraçãoNa estação de exploração, os alunos terão acesso a diferentes textos ou trechos de textos que contenham orações sem sujeito. Os alunos devem ler atentamente os textos e identificar as orações sem sujeito presentes neles. Eles devem registrar as orações encontradas e anotar as características que indicam a ausência de sujeito.
Estação 2 - Análise e discussão
Os grupos se movem para a próxima estação, onde terão a oportunidade de analisar e discutir as orações sem sujeito identificadas na etapa anterior. Conduza uma discussão em grupo, explorando as características das orações sem sujeito e sua função na comunicação.
Os alunos devem compartilhar suas observações e contribuir com exemplos adicionais, se possível.
Estação 3 - Estação de aplicação
Nesta estação, os alunos serão desafiados a criar suas próprias frases com orações sem sujeito. Eles podem trabalhar individualmente ou em grupos, usando o conhecimento adquirido nas etapas anteriores. Os alunos devem escrever as frases em um papel ou no caderno. Após a conclusão, cada grupo apresentará suas frases e explicará as características que indicam a ausência de sujeito em cada uma delas.
Etapa 3 - Estação de revisão e reforço
Nesta estação, os alunos terão a oportunidade de revisar e reforçar o aprendizado sobre orações sem sujeito. Forneça atividades de revisão, como jogos de palavras, quebra-cabeças ou questionários. Os alunos trabalharão individualmente ou em grupos para resolver as atividades propostas.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender o conceito de oração sem sujeito;
- Aplicar os conhecimentos na prática;
- Desenvolver habilidades de análise e interpretação;
- Estimular a participação e colaboração em grupo;
- Reforçar a revisão e consolidação dos conceitos;
Critérios de avaliação
- Identificação correta das orações sem sujeito nos textos fornecidos;
- Participação ativa nas discussões em grupo;
- Criação de frases com orações sem sujeito que demonstrem compreensão das características e função desse tipo de oração;
- Precisão e clareza nas respostas durante as atividades de revisão.
Ações do professor
- Preparar os materiais necessários para cada estação;
- Orientar os alunos sobre as instruções e objetivos da atividade;
- Facilitar as discussões em grupo e fornecer esclarecimentos quando necessário;
- Monitorar o progresso dos alunos em cada estação e oferecer suporte conforme necessário;
- Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Ler atentamente os textos fornecidos e identificar as orações sem sujeito;
- Participar ativamente das discussões em grupo, compartilhando observações e contribuindo com exemplos;
- Criar frases com orações sem sujeito, demonstrando compreensão das características e função desse tipo de oração;
- Resolver as atividades de revisão propostas, buscando consolidar o aprendizado sobre orações sem sujeito.