Aula sobre Oracao Sem Sujeito

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade de Rotação por Estações sobre oração sem sujeito, os alunos terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre essa estrutura gramatical. Divididos em grupos, eles irão circular entre estações que oferecem diferentes abordagens do tema. Em uma estação, eles irão analisar textos que contêm orações sem sujeito, identificando-as e interpretando seu significado no contexto. Em outra estação, os alunos irão criar suas próprias frases com orações sem sujeito, estimulando sua criatividade e aplicação do conhecimento. Na estação de revisão e reforço, eles terão a chance de consolidar o aprendizado por meio de atividades de revisão. Essa abordagem ativa proporciona uma imersão prática e colaborativa no estudo das orações sem sujeito, promovendo o envolvimento dos alunos e o desenvolvimento de suas habilidades linguísticas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da atividade e explique o que é uma oração sem sujeito. Em seguida, exponha alguns exemplos de orações sem sujeito presentes em músicas ou poemas. Veja se os alunos têm dúvidas sobre o assunto e divida-os em grupos para trabalharem nas estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Estação de exploração

    Na estação de exploração, os alunos terão acesso a diferentes textos ou trechos de textos que contenham orações sem sujeito. Os alunos devem ler atentamente os textos e identificar as orações sem sujeito presentes neles. Eles devem registrar as orações encontradas e anotar as características que indicam a ausência de sujeito.

    Estação 2 - Análise e discussão

    Os grupos se movem para a próxima estação, onde terão a oportunidade de analisar e discutir as orações sem sujeito identificadas na etapa anterior. Conduza uma discussão em grupo, explorando as características das orações sem sujeito e sua função na comunicação.

    Os alunos devem compartilhar suas observações e contribuir com exemplos adicionais, se possível.

    Estação 3 - Estação de aplicação

    Nesta estação, os alunos serão desafiados a criar suas próprias frases com orações sem sujeito. Eles podem trabalhar individualmente ou em grupos, usando o conhecimento adquirido nas etapas anteriores. Os alunos devem escrever as frases em um papel ou no caderno. Após a conclusão, cada grupo apresentará suas frases e explicará as características que indicam a ausência de sujeito em cada uma delas.


  3. Etapa 3 - Estação de revisão e reforço

    Nesta estação, os alunos terão a oportunidade de revisar e reforçar o aprendizado sobre orações sem sujeito. Forneça atividades de revisão, como jogos de palavras, quebra-cabeças ou questionários. Os alunos trabalharão individualmente ou em grupos para resolver as atividades propostas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o conceito de oração sem sujeito;
  • Aplicar os conhecimentos na prática;
  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação;
  • Estimular a participação e colaboração em grupo;
  • Reforçar a revisão e consolidação dos conceitos;

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das orações sem sujeito nos textos fornecidos;
  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Criação de frases com orações sem sujeito que demonstrem compreensão das características e função desse tipo de oração;
  • Precisão e clareza nas respostas durante as atividades de revisão.

Ações do professor

  • Preparar os materiais necessários para cada estação;
  • Orientar os alunos sobre as instruções e objetivos da atividade;
  • Facilitar as discussões em grupo e fornecer esclarecimentos quando necessário;
  • Monitorar o progresso dos alunos em cada estação e oferecer suporte conforme necessário;
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Ler atentamente os textos fornecidos e identificar as orações sem sujeito;
  • Participar ativamente das discussões em grupo, compartilhando observações e contribuindo com exemplos;
  • Criar frases com orações sem sujeito, demonstrando compreensão das características e função desse tipo de oração;
  • Resolver as atividades de revisão propostas, buscando consolidar o aprendizado sobre orações sem sujeito.