Aula sobre Oracao Sem Sujeito
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O tema da atividade é "Oração sem sujeito", um assunto importante na gramática da língua portuguesa. A oração sem sujeito é aquela que não apresenta um termo que realize a ação ou que sofra a ação do verbo, ou seja, não apresenta um sujeito. Essa estrutura é comum em alguns tipos de textos, como em previsões do tempo ou em manchetes de jornais. Os alunos irão aprender a identificar e diferenciar as orações sem sujeito das orações com sujeito, além de criar um mapa conceitual sobre o tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).
Etapa 1 - Sala de Aula Invertida
Selecione um texto que contenha exemplos de orações com e sem sujeito e envie aos alunos para que eles leiam antes da aula. Os alunos devem criar uma lista com as orações identificadas e suas respectivas classificações (com ou sem sujeito).Etapa 2 - Discussão em grupo
Para iniciar a atividade, divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos para discutir sobre as orações identificadas. Os alunos devem trocar ideias e argumentos sobre as classificações e tentar justificar suas escolhas.Etapa 3 - Mapa conceitual
Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre orações sem sujeito. A ideia central deve ser "Orações sem sujeito" e os subtemas devem ser os diferentes tipos de orações sem sujeito (previsão do tempo, manchetes de jornais, etc.). O mapa deve ter dois níveis de profundidade e conter exemplos práticos.Etapa 4 - Apresentação dos mapas
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a discussão sobre o tema.Etapa 5 - Exercícios
Disponibilize alguns exercícios para os alunos praticarem a identificação de orações sem sujeito. Os exercícios podem ser feitos em duplas ou individualmente.Etapa 6 - Discussão final
Conduza uma discussão final sobre o tema, reforçando os conceitos aprendidos durante a atividade e tirando dúvidas dos alunos.Etapa 7 - Síntese
Os alunos devem fazer uma síntese do que foi aprendido durante a aula em um texto curto, destacando os principais conceitos e exemplos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar orações sem sujeito em diferentes tipos de textos;
- Estimular o trabalho em grupo e a troca de ideias entre os alunos;
- Promover a criatividade e a construção de conhecimento através da criação do mapa conceitual.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das orações com ou sem sujeito nos exercícios propostos;
- Qualidade e clareza na apresentação dos mapas conceituais;
- Participação ativa nas discussões em grupo e na discussão final.
Ações do professor
- Selecionar um texto adequado para a atividade;
- Estimular a participação de todos os alunos durante as discussões e apresentações;
- Fazer perguntas para estimular a reflexão e o desenvolvimento do raciocínio crítico.
Ações do aluno
- Ler o texto enviado pelo professor antes da aula;
- Participar ativamente das discussões em grupo;
- Criar um mapa conceitual com qualidade e exemplos práticos.