Aula sobre Oracao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Explique aos alunos que a oração é a menor unidade sintática capaz de estabelecer sentido completo e é formada por um verbo ou uma locução verbal e seus complementos. Explique que as orações podem ser classificadas em subordinadas e coordenadas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente aos alunos um problema fictício que envolva o uso de orações. Exemplo: a personagem de uma história precisa escrever uma carta para um amigo, mas não sabe como estruturar as orações corretamente. Os alunos devem ser estimulados a pensar em possíveis soluções para ajudar a personagem a escrever a carta.

  2. Etapa 2 - Levantamento de hipóteses

    Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve discutir e anotar possíveis soluções para o problema apresentado. Circule pela sala para auxiliar e orientar os alunos, caso necessário.

  3. Etapa 3 - Seleção das hipóteses

    Cada grupo deve apresentar suas soluções e, em conjunto, os alunos devem selecionar as melhores ideias e discutir o porquê de elas serem as mais adequadas.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Com as soluções selecionadas, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Prática

    Os alunos devem criar orações corretas e completas, utilizando as soluções selecionadas e o template de Dinâmica dos 3 Qs como guia.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a capacidade dos alunos em criar orações corretas e completas, utilizando as soluções selecionadas e o template de Dinâmica dos 3 Qs como guia. Os alunos devem avaliar a si mesmos e aos colegas utilizando o template criado na etapa 4.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de criar orações corretas e completas;
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica do próprio trabalho e do trabalho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de criar orações corretas e completas;
  • Participação e colaboração em grupo;
  • Capacidade de autoavaliação e avaliação dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o problema;
  • Orientar os alunos na criação das soluções;
  • Avaliar o desempenho dos alunos;
  • Estimular a reflexão sobre o aprendizado.

Ações do aluno

  • Discutir e criar soluções para o problema apresentado;
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Criar orações corretas e completas;
  • Avaliar a si mesmos e aos colegas;
  • Refletir sobre o aprendizado.