Aula sobre Oracao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Inicie a aula explicando o que é oração e qual é a sua importância na língua portuguesa. Apresente exemplos de orações simples e compostas destacando a diferença entre elas. Você pode utilizar recursos analógicos como lousa, giz, cartazes, livros didáticos, entre outros.

  1. Etapa 1 - Apresentação do projeto

    Explique o projeto que será desenvolvido em grupo pelos alunos. Cada grupo deverá criar um diário de bordo contendo os campos “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”. O tema do projeto será oração e seus subtópicos. Apresente exemplos de diários de bordo e explique cada campo.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Organize os grupos considerando a diversidade de habilidades e conhecimento dos alunos.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento do projeto

    Os alunos deverão pesquisar e discutir em grupo os subtópicos relacionados ao tema. Cada grupo deverá apresentar suas ideias em relação a problema, geração de alternativas e solução. Você deverá acompanhar e orientar o desenvolvimento dos projetos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos diários de bordo

    Ao final do projeto, cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo utilizando recursos analógicos como cartazes, maquetes, desenhos, entre outros. Cada grupo deverá explicar os problemas, as alternativas geradas e a solução encontrada.

  5. Etapa 5 - Debate

    Após a apresentação dos diários de bordo, promova um debate em sala de aula incentivando os alunos a refletirem sobre as diferentes soluções encontradas pelos grupos e a importância da oração na língua portuguesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer uso consciente e reflexivo de regras gramaticais em situações de fala e escrita;
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na resolução de problemas;
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos no desenvolvimento do projeto;
  • Qualidade do diário de bordo e sua apresentação em sala de aula;
  • Capacidade dos alunos em explicar o problema, a geração de alternativas e a solução encontrada;
  • Participação efetiva no debate em sala de aula.

Ações do professor

  • Explicar o projeto e orientar o desenvolvimento dos grupos;
  • Acompanhar o desenvolvimento dos projetos e oferecer suporte aos alunos;
  • Promover o debate e incentivar a reflexão dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir em grupo os subtópicos relacionados ao tema;
  • Criar o diário de bordo;
  • Apresentar o diário de bordo em sala de aula e participar do debate.