Aula sobre Oracao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Explique aos alunos que o conhecimento sobre as orações é fundamental para utilizar a língua portuguesa de forma correta e eficiente.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula explicando o que é uma oração e suas características. Para tornar o assunto mais interessante, peça aos alunos que tragam exemplos de orações que eles conhecem ou que escrevam algumas em folhas de papel sulfite.

  2. Etapa 2 - Compreensão

    Os alunos devem trabalhar em grupos para discutir e entender o conceito de oração. Forneça uma lista de perguntas para guiar a discussão. Exemplos: Qual é a estrutura básica de uma oração? O que é um sujeito e um predicado? O que é uma oração simples e composta?

  3. Etapa 3 - Esboço

    Cada grupo deve criar um esboço de como seria um template de design sprint para ensinar sobre oração. Eles podem incluir imagens, cores e frases que ajudem na compreensão do assunto. Você pode fornecer materiais como canetas coloridas, lápis, régua e cartolina.

  4. Etapa 4 - Decisão

    Os grupos devem apresentar seus esboços e discutir em conjunto qual o melhor modelo para ensinar a oração. Eles devem justificar suas escolhas.

  5. Etapa 5 - Prototipação

    Com o modelo final definido, os alunos devem criar um protótipo do template de design sprint. Eles podem utilizar materiais como papel, cartolina, tesoura, cola, revistas e jornais para fazer um modelo atrativo e criativo.

  6. Etapa 6 - Teste

    Os grupos devem apresentar seus protótipos para a turma e realizar uma atividade prática para testar a eficácia do modelo. Você pode fornecer algumas frases para que os alunos identifiquem o sujeito e o predicado e formem orações simples e compostas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como o modelo criado pelos alunos pode ser utilizado para ensinar outras unidades sintáticas da língua portuguesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a estrutura básica de uma oração;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe;
  • Promover a reflexão sobre a importância do conhecimento da língua portuguesa para a comunicação eficiente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupos;
  • Criatividade e originalidade na criação do modelo de template de design sprint;
  • Habilidade de identificar a estrutura básica de uma oração.

Ações do professor

  • Fornecer materiais analógicos para que os alunos possam criar o modelo de template de design sprint;
  • Orientar a discussão em grupos e mediar a apresentação dos protótipos;
  • Estimular a reflexão sobre a importância do conhecimento da língua portuguesa para a vida dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para discutir e entender o conceito de oração;
  • Fazer um modelo de template de design sprint criativo e original;
  • Identificar a estrutura básica de uma oração por meio da atividade prática proposta pelo professor.