Aula sobre Oracao

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Explique aos alunos que a oração é um dos elementos mais importantes da língua portuguesa e que ela é uma unidade gramatical que pode ser independente ou não. Todo texto escrito ou falado é composto por orações.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Em uma lousa ou papel sulfite, escreva algumas orações simples e pergunte aos alunos se eles sabem como identificar uma oração.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Divida a turma em grupos e distribua para cada grupo um estudo de caso sobre um tema diferente que envolva o uso de orações. Exemplo: um texto sobre a importância da preservação da natureza ou sobre as consequências da violência na sociedade.

  3. Etapa 3 - Criando o infográfico

    Após a leitura do estudo de caso, os alunos deverão criar um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas. Esse material será utilizado para complementar o estudo de caso e deve conter informações importantes sobre as orações presentes no texto.

  4. Etapa 4 - Preenchimento das lacunas

    Os alunos deverão preencher as lacunas do infográfico com informações relevantes sobre as orações presentes no texto. Eles também deverão identificar e classificar as orações presentes no estudo de caso.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo deverá apresentar o seu infográfico para a turma e explicar como as orações foram utilizadas no texto.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Ao final da atividade, promova uma reflexão sobre a importância do uso correto das orações na escrita e na fala e como isso pode influenciar na comunicação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e classificar as orações;
  • Estimular o pensamento crítico e reflexivo sobre a importância das orações na comunicação;
  • Desenvolver a habilidade de fazer uso consciente e reflexivo da norma padrão.

Critérios de avaliação

  • Identificação e classificação correta das orações;
  • Coerência e clareza na elaboração do infográfico;
  • Participação e engajamento na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o conteúdo de forma clara e objetiva;
  • Orientar e acompanhar o desenvolvimento das atividades;
  • Estimular a participação e o engajamento dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Identificar e classificar corretamente as orações;
  • Elaborar o infográfico de forma clara e objetiva.