Aula sobre Oracao
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Antes de iniciar a aula, explique à turma que a oração é a menor unidade sintática capaz de transmitir uma mensagem completa, e é formada, basicamente, por um sujeito e um predicado. Explique também que existem diferentes tipos de oração, como as coordenadas e as subordinadas.
Exemplos práticos
Para exemplificar os diferentes tipos de oração, você pode utilizar trechos de músicas, poesias, histórias em quadrinhos e textos de jornal. Peça aos alunos que identifiquem o sujeito e o predicado de cada oração.
Etapa 1 - Introdução e divisão dos grupos
Defina o conceito de estação para os alunos e explique como a metodologia de rotação por estações funciona. Divida a turma em grupos. Cada grupo deverá passar por diferentes estações e realizar atividades relacionadas ao tema "Oração".Etapa 2 - Estação 1
Nesta estação, os alunos deverão montar um quebra-cabeça com frases que foram divididas em sujeito e predicado. Eles devem identificar as partes e montar a frase corretamente.Etapa 3 - Estação 2
Nesta estação, os alunos deverão escrever frases utilizando diferentes tipos de oração, como coordenadas e subordinadas. Eles devem identificar corretamente o tipo de oração utilizada e escrever uma frase completa.Etapa 4 - Estação 3
Nesta estação, os alunos deverão criar um jogo da memória com diferentes tipos de oração. Eles devem escrever uma oração em uma cartela e a sua correspondente em outra. O objetivo é encontrar a correspondência correta.Etapa 5 - Estação 4
Nesta estação, os alunos deverão construir um painel com diferentes tipos de oração. Eles podem pesquisar em livros e revistas e colar as orações no painel, identificando corretamente o tipo de oração.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos deverão utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade em cada estação. Eles devem preencher os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal?" para avaliar o que gostaram, o que não gostaram e o que poderia ser melhorado.Etapa 7 - Conclusão
Finalize a aula com uma roda de conversa para discutir as avaliações dos alunos e o que eles aprenderam sobre oração.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer uso consciente e reflexivo de normas gramaticais em situações de fala e escrita nas quais elas devem ser usadas;
- Estimular a criatividade dos alunos na construção de diferentes tipos de oração;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.
Critérios de avaliação
- Identificação correta do sujeito e do predicado;
- Identificação correta do tipo de oração;
- Participação na construção do painel e do jogo da memória.
Ações do professor
- Explicar a metodologia de rotação por estações;
- Orientar os alunos durante a atividade em cada estação;
- Conduzir a roda de conversa ao final da aula.
Ações do aluno
- Identificar corretamente o sujeito e o predicado;
- Identificar corretamente o tipo de oração;
- Pesquisar e selecionar orações para o painel.