Aula sobre Oracoes Coordenadas E Suas Caracteristicas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A atividade proposta busca desenvolver a habilidade dos alunos em escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período. Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos são desafiados a explorar o tema das orações coordenadas e suas características de forma autônoma, por meio de pesquisas prévias. Em seguida, eles participam de discussões em grupo, criam exemplos de orações coordenadas e, por fim, produzem textos individuais ou em duplas aplicando adequadamente as estruturas aprendidas. A atividade estimula a participação ativa dos alunos, o trabalho colaborativo e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

  1. Etapa 1 - Atividade prévia

    Os alunos recebem previamente um material de estudo, como vídeos, textos e exercícios, para revisar as noções básicas sobre orações coordenadas. Eles são orientados a, em casa, pesquisar exemplos de orações coordenadas em textos autênticos e anotar suas características.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Na atividade presencial, os alunos participam de discussões em grupos pequenos sobre as características das orações coordenadas, compartilhando o que pesquisaram sobre o tema. Atue como um facilitador, tirando dúvidas e fornecendo orientações adicionais quando necessário.

  3. Etapa 3 - Criação de exemplos

    Cada grupo é responsável por criar exemplos de orações coordenadas com diferentes tipos de coordenação (aditiva, adversativa, alternativa e conclusiva). Os alunos devem considerar a estrutura sintática complexa, a correção gramatical e a coerência semântica dos exemplos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos exemplos

    Cada grupo apresenta seus exemplos de orações coordenadas para a turma. Durante as apresentações, os alunos fazem anotações sobre as características de cada tipo de coordenação.

  5. Etapa 5 - Produção de textos

    Os alunos são desafiados a escrever textos individuais ou em duplas, utilizando adequadamente as orações coordenadas. Eles devem aplicar as características aprendidas, criando estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.

  6. Etapa 6 - Revisão e feedback

    Corrija e revise os textos produzidos pelos alunos. Forneça um feedback individual ou coletivo, destacando acertos e sugerindo melhorias para o uso das orações coordenadas.

  7. Etapa 7 - Discussão e reflexão

    Os alunos discutem as correções e feedback recebidos. Eles têm a oportunidade de tirar dúvidas e refletir sobre os desafios e aprendizados relacionados ao uso correto das orações coordenadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e compreender as características das orações coordenadas;
  • Promover o conhecimento sobre a estrutura sintática complexa no nível da oração e do período;
  • Aprimorar a capacidade de escrever textos corretamente, seguindo as normas da língua portuguesa.

Critérios de avaliação

  • Correção gramatical no uso das orações coordenadas;
  • Coerência e coesão textual;
  • Habilidade em criar estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período;
  • Participação ativa nas discussões em grupo e nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Preparar e disponibilizar material de estudo sobre orações coordenadas;
  • Orientar e facilitar as discussões em grupo;
  • Fornecer feedback individual ou coletivo sobre os textos produzidos pelos alunos;
  • Promover a reflexão e o aprofundamento do tema por meio de perguntas e discussões.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa prévia sobre orações coordenadas;
  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Criar exemplos de orações coordenadas com diferentes tipos de coordenação;
  • Produzir textos utilizando adequadamente as orações coordenadas;
  • Revisar e refletir sobre as correções e feedback recebidos.