Orações subordinadas adjetivas

Nessa aula de Português você vai estudar sobre as orações subordinadas adjetivas. Bom aprendizado!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Em qual dos períodos há uma oração subordinada adjetiva restritiva?

    A) Em time que ganha não se mexe.

    B) O exame final, que estava difícil, deixou todos nervosos.

    C) Arrumou o quarto que a criança bagunçou.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    As orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas complexas presentes na língua portuguesa. Elas são utilizadas para atribuir características a um substantivo, funcionando como um adjetivo. Por exemplo, na frase "O livro que eu li é muito bom", a oração "que eu li" funciona como um adjetivo para o substantivo "livro". É importante que os alunos compreendam a função e a estrutura das orações subordinadas adjetivas para que possam escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  4. 4. Cultura Maker:

    As orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas complexas que fazem parte da norma-padrão da língua portuguesa. Elas são utilizadas para descrever ou qualificar um substantivo da frase, tornando a comunicação mais precisa e rica em informações. Essas estruturas podem ser encontradas em textos jornalísticos, literários e em diversas situações do cotidiano. Nesta atividade, os alunos serão convidados a criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  5. 5. Rotação por estações:

    As orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas que servem para modificar ou explicar um substantivo. Elas são muito comuns na língua portuguesa e podem ser encontradas em diversos tipos de textos, como notícias, artigos, livros, entre outros. É importante que os estudantes saibam identificar essas estruturas para que possam escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam aprender de forma mais envolvente e didática.
    Atividade completa
  6. 6. Design Sprint:

    Orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas que modificam o sentido de um substantivo, atribuindo-lhe uma característica específica. Esse tipo de oração é muito comum na língua portuguesa e pode ser encontrado em diversos contextos, como em textos literários, jornalísticos e acadêmicos. O objetivo desta atividade é ajudar os alunos a compreenderem como as orações subordinadas adjetivas funcionam e como elas podem ser usadas para escrever textos mais complexos e sofisticados.
    Atividade completa
  7. 7. Ensino Híbrido:

    As orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas que têm como função modificar ou caracterizar um substantivo. Elas são muito comuns na língua portuguesa e podem ser encontradas em diversos tipos de textos, desde notícias até literatura. É importante que os alunos compreendam como essas orações funcionam para que possam escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    As orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas complexas que funcionam como adjetivos para modificar um substantivo. Essas estruturas são muito comuns na língua portuguesa e podem ser encontradas em textos de diversos gêneros, como notícias, artigos e contos. Nesta atividade, os alunos irão aprender a identificar e utilizar orações subordinadas adjetivas corretamente, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Para isso, eles irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: