Aula sobre Oracoes Subordinadas Adjetivas
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
As orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas complexas que fazem parte da norma-padrão da língua portuguesa. Elas são utilizadas para descrever ou qualificar um substantivo da frase, tornando a comunicação mais precisa e rica em informações. Essas estruturas podem ser encontradas em textos jornalísticos, literários e em diversas situações do cotidiano. Nesta atividade, os alunos serão convidados a criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
As orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas complexas que fazem parte da norma-padrão da língua portuguesa. Elas são utilizadas para descrever ou qualificar um substantivo da frase, tornando a comunicação mais precisa e rica em informações. Essas estruturas podem ser encontradas em textos jornalísticos, literários e em diversas situações do cotidiano. Nesta atividade, os alunos serão convidados a criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Introdução
Inicie a atividade com uma breve explicação sobre o que são orações subordinadas adjetivas e como elas funcionam na língua portuguesa. Em seguida, apresente exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o conteúdo.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos serão convidados a criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, explique o que é a Dinâmica dos 3 Qs e como ela funciona. Em seguida, os alunos devem trabalhar em grupos para criar um modelo que possa ser utilizado na avaliação da atividade.Etapa 4 - Exercícios de fixação
Os alunos serão convidados a realizar exercícios de fixação para aplicar o conhecimento adquirido sobre as orações subordinadas adjetivas. Utilize exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o conteúdo.Etapa 5 - Apresentação dos modelos
Cada grupo deve apresentar o seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs para a turma. Avalie a criatividade, a clareza e a efetividade de cada um dos modelos.Etapa 6 - Produção textual
Os alunos serão convidados a produzir um texto utilizando orações subordinadas adjetivas. O professor pode fornecer um tema ou deixar que os alunos escolham o assunto. O texto deve ser escrito conforme a norma-padrão da língua portuguesa e deve conter pelo menos três orações subordinadas adjetivas.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos devem preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado na etapa 2, avaliando a atividade e o seu próprio desempenho.Etapa 8 - Encerramento
Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como o conhecimento adquirido pode ser aplicado na vida cotidiana.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar o seu próprio desempenho e o da turma.
Critérios de avaliação
- Utilização correta das orações subordinadas adjetivas no texto produzido.
- Criatividade e clareza na elaboração do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
- Capacidade dos alunos de avaliar o seu próprio desempenho e o da turma.
- Escrita correta conforme a norma-padrão da língua portuguesa.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o conteúdo.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
- Fornecer feedbacks construtivos para os alunos durante a realização das atividades.
- Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e objetiva.
- Encorajar a participação e a colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.
- Avaliar o seu próprio desempenho e o da turma de forma honesta e construtiva.
- Escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.
- Utilizar a Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta de avaliação e reflexão sobre a atividade realizada.