Aula sobre Oracoes Subordinadas Adjetivas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


As orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas complexas que fazem parte da norma-padrão da língua portuguesa. Elas são utilizadas para descrever ou qualificar um substantivo da frase, tornando a comunicação mais precisa e rica em informações. Essas estruturas podem ser encontradas em textos jornalísticos, literários e em diversas situações do cotidiano. Nesta atividade, os alunos serão convidados a criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    As orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas complexas que fazem parte da norma-padrão da língua portuguesa. Elas são utilizadas para descrever ou qualificar um substantivo da frase, tornando a comunicação mais precisa e rica em informações. Essas estruturas podem ser encontradas em textos jornalísticos, literários e em diversas situações do cotidiano. Nesta atividade, os alunos serão convidados a criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a atividade com uma breve explicação sobre o que são orações subordinadas adjetivas e como elas funcionam na língua portuguesa. Em seguida, apresente exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o conteúdo.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos serão convidados a criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, explique o que é a Dinâmica dos 3 Qs e como ela funciona. Em seguida, os alunos devem trabalhar em grupos para criar um modelo que possa ser utilizado na avaliação da atividade.

  4. Etapa 4 - Exercícios de fixação

    Os alunos serão convidados a realizar exercícios de fixação para aplicar o conhecimento adquirido sobre as orações subordinadas adjetivas. Utilize exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o conteúdo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo deve apresentar o seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs para a turma. Avalie a criatividade, a clareza e a efetividade de cada um dos modelos.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Os alunos serão convidados a produzir um texto utilizando orações subordinadas adjetivas. O professor pode fornecer um tema ou deixar que os alunos escolham o assunto. O texto deve ser escrito conforme a norma-padrão da língua portuguesa e deve conter pelo menos três orações subordinadas adjetivas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos devem preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado na etapa 2, avaliando a atividade e o seu próprio desempenho.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como o conhecimento adquirido pode ser aplicado na vida cotidiana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar o seu próprio desempenho e o da turma.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das orações subordinadas adjetivas no texto produzido.
  • Criatividade e clareza na elaboração do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
  • Capacidade dos alunos de avaliar o seu próprio desempenho e o da turma.
  • Escrita correta conforme a norma-padrão da língua portuguesa.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o conteúdo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Fornecer feedbacks construtivos para os alunos durante a realização das atividades.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e objetiva.
  • Encorajar a participação e a colaboração dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.
  • Avaliar o seu próprio desempenho e o da turma de forma honesta e construtiva.
  • Escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.
  • Utilizar a Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta de avaliação e reflexão sobre a atividade realizada.