Aula sobre Oracoes Subordinadas Adjetivas
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas que modificam o sentido de um substantivo, atribuindo-lhe uma característica específica. Esse tipo de oração é muito comum na língua portuguesa e pode ser encontrado em diversos contextos, como em textos literários, jornalísticos e acadêmicos. O objetivo desta atividade é ajudar os alunos a compreenderem como as orações subordinadas adjetivas funcionam e como elas podem ser usadas para escrever textos mais complexos e sofisticados.
Etapa 1 - Contextualização
Orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas que modificam o sentido de um substantivo, atribuindo-lhe uma característica específica. Esse tipo de oração é muito comum na língua portuguesa e pode ser encontrado em diversos contextos, como em textos literários, jornalísticos e acadêmicos. O objetivo desta atividade é ajudar os alunos a compreenderem como as orações subordinadas adjetivas funcionam e como elas podem ser usadas para escrever textos mais complexos e sofisticados.Etapa 2 - Introdução
Inicie a atividade explicando o que são as orações subordinadas adjetivas e como elas funcionam na estrutura de uma frase. Para exemplificar, utilize frases simples e peça para que os alunos identifiquem as orações subordinadas adjetivas presentes.Etapa 3 - Entender
Os alunos deverão ler um texto que contenha orações subordinadas adjetivas e identificar as características que elas atribuem aos substantivos. Em seguida, deverão discutir em grupos como as orações subordinadas adjetivas ajudam a enriquecer o texto e torná-lo mais sofisticado.Etapa 4 - Esboçar
Os alunos deverão criar um modelo de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar, testar. Para cada etapa, deverão descrever o que será feito e como será feito. O objetivo é que os alunos compreendam a metodologia de design sprint e como ela pode ser aplicada para desenvolver um tema.Etapa 5 - Decidir
Os alunos deverão escolher um tema e seus subtópicos para serem desenvolvidos utilizando a metodologia de design sprint. Oriente na escolha do tema e dos subtópicos.Etapa 6 - Prototipar
Os alunos deverão criar um esboço do texto que será desenvolvido, utilizando orações subordinadas adjetivas para enriquecer a escrita. Auxilie na correção e orientação sobre o uso correto das orações subordinadas adjetivas.Etapa 7 - Testar
Os alunos deverão apresentar seus textos para a turma e discutir em grupo a utilização das orações subordinadas adjetivas e como elas ajudaram a enriquecer o texto.Etapa 8 - Conclusão
Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre o uso das orações subordinadas adjetivas e como elas podem ser aplicadas em diferentes contextos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar metodologias ativas para o aprendizado.
Critérios de avaliação
- Utilização correta das orações subordinadas adjetivas.
- Clareza e coesão do texto.
- Criatividade e originalidade na escolha do tema e dos subtópicos.
Ações do professor
- Explicar o conceito de orações subordinadas adjetivas.
- Orientar os alunos na escolha do tema e dos subtópicos.
- Corrigir e orientar os alunos na utilização correta das orações subordinadas adjetivas.
Ações do aluno
- Identificar orações subordinadas adjetivas em textos.
- Criar um modelo de design sprint com 5 etapas.
- Escolher um tema e seus subtópicos para serem desenvolvidos utilizando a metodologia de design sprint.