Aula sobre Oracoes Subordinadas Adjetivas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas que modificam o sentido de um substantivo, atribuindo-lhe uma característica específica. Esse tipo de oração é muito comum na língua portuguesa e pode ser encontrado em diversos contextos, como em textos literários, jornalísticos e acadêmicos. O objetivo desta atividade é ajudar os alunos a compreenderem como as orações subordinadas adjetivas funcionam e como elas podem ser usadas para escrever textos mais complexos e sofisticados.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas que modificam o sentido de um substantivo, atribuindo-lhe uma característica específica. Esse tipo de oração é muito comum na língua portuguesa e pode ser encontrado em diversos contextos, como em textos literários, jornalísticos e acadêmicos. O objetivo desta atividade é ajudar os alunos a compreenderem como as orações subordinadas adjetivas funcionam e como elas podem ser usadas para escrever textos mais complexos e sofisticados.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a atividade explicando o que são as orações subordinadas adjetivas e como elas funcionam na estrutura de uma frase. Para exemplificar, utilize frases simples e peça para que os alunos identifiquem as orações subordinadas adjetivas presentes.

  3. Etapa 3 - Entender

    Os alunos deverão ler um texto que contenha orações subordinadas adjetivas e identificar as características que elas atribuem aos substantivos. Em seguida, deverão discutir em grupos como as orações subordinadas adjetivas ajudam a enriquecer o texto e torná-lo mais sofisticado.

  4. Etapa 4 - Esboçar

    Os alunos deverão criar um modelo de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar, testar. Para cada etapa, deverão descrever o que será feito e como será feito. O objetivo é que os alunos compreendam a metodologia de design sprint e como ela pode ser aplicada para desenvolver um tema.

  5. Etapa 5 - Decidir

    Os alunos deverão escolher um tema e seus subtópicos para serem desenvolvidos utilizando a metodologia de design sprint. Oriente na escolha do tema e dos subtópicos.

  6. Etapa 6 - Prototipar

    Os alunos deverão criar um esboço do texto que será desenvolvido, utilizando orações subordinadas adjetivas para enriquecer a escrita. Auxilie na correção e orientação sobre o uso correto das orações subordinadas adjetivas.

  7. Etapa 7 - Testar

    Os alunos deverão apresentar seus textos para a turma e discutir em grupo a utilização das orações subordinadas adjetivas e como elas ajudaram a enriquecer o texto.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre o uso das orações subordinadas adjetivas e como elas podem ser aplicadas em diferentes contextos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar metodologias ativas para o aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das orações subordinadas adjetivas.
  • Clareza e coesão do texto.
  • Criatividade e originalidade na escolha do tema e dos subtópicos.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de orações subordinadas adjetivas.
  • Orientar os alunos na escolha do tema e dos subtópicos.
  • Corrigir e orientar os alunos na utilização correta das orações subordinadas adjetivas.

Ações do aluno

  • Identificar orações subordinadas adjetivas em textos.
  • Criar um modelo de design sprint com 5 etapas.
  • Escolher um tema e seus subtópicos para serem desenvolvidos utilizando a metodologia de design sprint.