Aula sobre Oracoes Subordinadas Adjetivas
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
As orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas que têm como função modificar ou caracterizar um substantivo. Elas são muito comuns na língua portuguesa e podem ser encontradas em diversos tipos de textos, desde notícias até literatura. É importante que os alunos compreendam como essas orações funcionam para que possam escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
As orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas que têm como função modificar ou caracterizar um substantivo. Elas são muito comuns na língua portuguesa e podem ser encontradas em diversos tipos de textos, desde notícias até literatura. É importante que os alunos compreendam como essas orações funcionam para que possam escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Check-in
Inicie a atividade perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre orações subordinadas adjetivas. É importante que se faça uma breve revisão do conteúdo para que todos os alunos estejam na mesma página.Etapa 3 - Apresentação do modelo
Apresente aos alunos o modelo de registro de aprendizagem que eles irão criar durante a atividade. O modelo deve conter campos para Check-in e Check-out, além de espaço para anotações sobre o tema.Etapa 4 - Explicação do conteúdo
Explique aos alunos o que são as orações subordinadas adjetivas, como elas funcionam e quais são as suas principais características. Dê exemplos práticos e didáticos para que os alunos compreendam bem o conteúdo.Etapa 5 - Criação do modelo
Os alunos devem criar o seu próprio modelo de registro de aprendizagem, seguindo as instruções do professor. Eles devem incluir campos para Check-in e Check-out, além de espaço para anotações sobre o tema.Etapa 6 - Exercícios práticos
Proponha exercícios práticos para que os alunos possam aplicar o conteúdo aprendido. Os exercícios devem incluir a identificação de orações subordinadas adjetivas em textos e a criação de novas orações subordinadas adjetivas.Etapa 7 - Check-out
Os alunos devem utilizar o campo de Check-out do seu modelo de registro de aprendizagem para refletir sobre o que aprenderam na atividade e como podem aplicar esse conhecimento em suas produções textuais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e utilizar as orações subordinadas adjetivas corretamente.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação de novas orações subordinadas adjetivas.
- Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para engajar os alunos na aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das orações subordinadas adjetivas em textos.
- Utilização correta das orações subordinadas adjetivas em produções textuais.
- Participação ativa na criação do modelo de registro de aprendizagem.
- Participação ativa nos exercícios práticos propostos pelo professor.
Ações do professor
- Explicar o conteúdo de forma clara e didática.
- Propor exercícios práticos para que os alunos possam aplicar o conteúdo aprendido.
- Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para engajar os alunos na aprendizagem.
- Orientar os alunos na criação do modelo de registro de aprendizagem.
- Estimular a participação ativa dos alunos na atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do modelo de registro de aprendizagem.
- Identificar corretamente as orações subordinadas adjetivas em textos.
- Utilizar corretamente as orações subordinadas adjetivas em produções textuais.
- Participar ativamente dos exercícios práticos propostos pelo professor.
- Refletir sobre o que aprendeu na atividade e como pode aplicar esse conhecimento em suas produções textuais.