Aula sobre Oracoes Subordinadas Adjetivas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


As orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas que têm como função modificar ou caracterizar um substantivo. Elas são muito comuns na língua portuguesa e podem ser encontradas em diversos tipos de textos, desde notícias até literatura. É importante que os alunos compreendam como essas orações funcionam para que possam escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    As orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas que têm como função modificar ou caracterizar um substantivo. Elas são muito comuns na língua portuguesa e podem ser encontradas em diversos tipos de textos, desde notícias até literatura. É importante que os alunos compreendam como essas orações funcionam para que possam escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Check-in

    Inicie a atividade perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre orações subordinadas adjetivas. É importante que se faça uma breve revisão do conteúdo para que todos os alunos estejam na mesma página.

  3. Etapa 3 - Apresentação do modelo

    Apresente aos alunos o modelo de registro de aprendizagem que eles irão criar durante a atividade. O modelo deve conter campos para Check-in e Check-out, além de espaço para anotações sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Explicação do conteúdo

    Explique aos alunos o que são as orações subordinadas adjetivas, como elas funcionam e quais são as suas principais características. Dê exemplos práticos e didáticos para que os alunos compreendam bem o conteúdo.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo

    Os alunos devem criar o seu próprio modelo de registro de aprendizagem, seguindo as instruções do professor. Eles devem incluir campos para Check-in e Check-out, além de espaço para anotações sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Exercícios práticos

    Proponha exercícios práticos para que os alunos possam aplicar o conteúdo aprendido. Os exercícios devem incluir a identificação de orações subordinadas adjetivas em textos e a criação de novas orações subordinadas adjetivas.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Os alunos devem utilizar o campo de Check-out do seu modelo de registro de aprendizagem para refletir sobre o que aprenderam na atividade e como podem aplicar esse conhecimento em suas produções textuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e utilizar as orações subordinadas adjetivas corretamente.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação de novas orações subordinadas adjetivas.
  • Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para engajar os alunos na aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das orações subordinadas adjetivas em textos.
  • Utilização correta das orações subordinadas adjetivas em produções textuais.
  • Participação ativa na criação do modelo de registro de aprendizagem.
  • Participação ativa nos exercícios práticos propostos pelo professor.

Ações do professor

  • Explicar o conteúdo de forma clara e didática.
  • Propor exercícios práticos para que os alunos possam aplicar o conteúdo aprendido.
  • Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para engajar os alunos na aprendizagem.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de registro de aprendizagem.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do modelo de registro de aprendizagem.
  • Identificar corretamente as orações subordinadas adjetivas em textos.
  • Utilizar corretamente as orações subordinadas adjetivas em produções textuais.
  • Participar ativamente dos exercícios práticos propostos pelo professor.
  • Refletir sobre o que aprendeu na atividade e como pode aplicar esse conhecimento em suas produções textuais.