Aula sobre Oracoes Subordinadas Adjetivas
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
As orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas complexas presentes na língua portuguesa. Elas são utilizadas para atribuir características a um substantivo, funcionando como um adjetivo. Por exemplo, na frase "O livro que eu li é muito bom", a oração "que eu li" funciona como um adjetivo para o substantivo "livro". É importante que os alunos compreendam a função e a estrutura das orações subordinadas adjetivas para que possam escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
As orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas complexas presentes na língua portuguesa. Elas são utilizadas para atribuir características a um substantivo, funcionando como um adjetivo. Por exemplo, na frase "O livro que eu li é muito bom", a oração "que eu li" funciona como um adjetivo para o substantivo "livro". É importante que os alunos compreendam a função e a estrutura das orações subordinadas adjetivas para que possam escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Orações subordinadas adjetivas" e explique sua função e estrutura. Em seguida, exemplifique com frases simples e claras para que os alunos possam compreender melhor.Etapa 3 - Divisão dos grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de quatro a cinco pessoas.Etapa 4 - Pesquisa em grupo
Cada grupo deve pesquisar sobre um subtema relacionado às orações subordinadas adjetivas, como tipos de orações, exemplos de uso em textos literários, entre outros. Oriente os alunos e fornecer material de apoio.Etapa 5 - Criação do modelo de avaliação por rubrica
Cada grupo deve criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos e forneça exemplos.Etapa 6 - Debate crítico
Cada grupo deve apresentar seu modelo de avaliação por rubrica e debater sobre os critérios escolhidos. Medie o debate e incentive a participação de todos os alunos.Etapa 7 - Apresentação final
Cada grupo deve apresentar sua conclusão e o modelo de avaliação por rubrica criado.Etapa 8 - Reflexão
Incentive os alunos a refletirem sobre o aprendizado e a importância das orações subordinadas adjetivas na escrita correta.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.
- Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema.
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Compreensão do tema.
- Qualidade da pesquisa realizada.
- Coerência e clareza na criação do modelo de avaliação por rubrica.
- Participação e contribuição no debate crítico.
- Reflexão sobre o aprendizado.
Ações do professor
- Orientar e mediar as atividades propostas.
- Fornecer material de apoio para a pesquisa.
- Incentivar a participação e a colaboração entre os alunos.
- Mediar o debate crítico.
- Estimular a reflexão sobre o aprendizado.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o subtema designado.
- Criar o modelo de avaliação por rubrica.
- Participar ativamente do debate crítico.
- Apresentar sua conclusão e o modelo de avaliação por rubrica criado.
- Refletir sobre o aprendizado.