Aula sobre Oracoes Subordinadas Adjetivas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas complexas presentes na língua portuguesa. Elas são utilizadas para atribuir características a um substantivo, funcionando como um adjetivo. Por exemplo, na frase "O livro que eu li é muito bom", a oração "que eu li" funciona como um adjetivo para o substantivo "livro". É importante que os alunos compreendam a função e a estrutura das orações subordinadas adjetivas para que possam escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    As orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas complexas presentes na língua portuguesa. Elas são utilizadas para atribuir características a um substantivo, funcionando como um adjetivo. Por exemplo, na frase "O livro que eu li é muito bom", a oração "que eu li" funciona como um adjetivo para o substantivo "livro". É importante que os alunos compreendam a função e a estrutura das orações subordinadas adjetivas para que possam escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Orações subordinadas adjetivas" e explique sua função e estrutura. Em seguida, exemplifique com frases simples e claras para que os alunos possam compreender melhor.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de quatro a cinco pessoas.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deve pesquisar sobre um subtema relacionado às orações subordinadas adjetivas, como tipos de orações, exemplos de uso em textos literários, entre outros. Oriente os alunos e fornecer material de apoio.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Cada grupo deve criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos e forneça exemplos.

  6. Etapa 6 - Debate crítico

    Cada grupo deve apresentar seu modelo de avaliação por rubrica e debater sobre os critérios escolhidos. Medie o debate e incentive a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Apresentação final

    Cada grupo deve apresentar sua conclusão e o modelo de avaliação por rubrica criado.

  8. Etapa 8 - Reflexão

    Incentive os alunos a refletirem sobre o aprendizado e a importância das orações subordinadas adjetivas na escrita correta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Coerência e clareza na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Participação e contribuição no debate crítico.
  • Reflexão sobre o aprendizado.

Ações do professor

  • Orientar e mediar as atividades propostas.
  • Fornecer material de apoio para a pesquisa.
  • Incentivar a participação e a colaboração entre os alunos.
  • Mediar o debate crítico.
  • Estimular a reflexão sobre o aprendizado.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtema designado.
  • Criar o modelo de avaliação por rubrica.
  • Participar ativamente do debate crítico.
  • Apresentar sua conclusão e o modelo de avaliação por rubrica criado.
  • Refletir sobre o aprendizado.