Aula sobre Oracoes Subordinadas Adjetivas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas que servem para modificar ou explicar um substantivo. Elas são muito comuns na língua portuguesa e podem ser encontradas em diversos tipos de textos, como notícias, artigos, livros, entre outros. É importante que os estudantes saibam identificar essas estruturas para que possam escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam aprender de forma mais envolvente e didática.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    As orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas que servem para modificar ou explicar um substantivo. Elas são muito comuns na língua portuguesa e podem ser encontradas em diversos tipos de textos, como notícias, artigos, livros, entre outros. É importante que os estudantes saibam identificar essas estruturas para que possam escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam aprender de forma mais envolvente e didática.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Orações subordinadas adjetivas" e explique em que consiste essa estrutura sintática. É importante que os alunos já tenham conhecimento sobre orações subordinadas e adjetivas.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Leitura e identificação

    Os alunos serão divididos em grupos e irão para a primeira estação. Nessa estação, eles receberão um texto e deverão identificar as orações subordinadas adjetivas presentes no texto. Esteja presente para auxiliar e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Produção textual

    Na segunda estação, os alunos deverão produzir um pequeno texto utilizando orações subordinadas adjetivas. Forneça um tema para que os alunos possam trabalhar.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Jogo de tabuleiro

    Na terceira estação, os alunos irão jogar um jogo de tabuleiro que irá testar seus conhecimentos sobre orações subordinadas adjetivas. Explique as regras do jogo e acompanhar o desenvolvimento da atividade.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Ao final das estações, os alunos irão se reunir em roda para socializar o que aprenderam. Cada grupo irá apresentar o que produziu e os resultados do jogo de tabuleiro.

  7. Etapa 7 - Exercícios

    Distribua exercícios para que os alunos possam fixar o conteúdo trabalhado na atividade.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos na atividade e dê um feedback sobre o que foi aprendido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e utilizar orações subordinadas adjetivas.
  • Estimular a criatividade dos alunos na produção textual.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e em equipe.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das orações subordinadas adjetivas.
  • Qualidade da produção textual.
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante as estações.
  • Fornecer feedbacks sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar as orações subordinadas adjetivas no texto.
  • Produzir um texto utilizando orações subordinadas adjetivas.
  • Jogar o jogo de tabuleiro e testar seus conhecimentos.