Aula sobre Oracoes Subordinadas Adjetivas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas complexas que funcionam como adjetivos para modificar um substantivo. Essas estruturas são muito comuns na língua portuguesa e podem ser encontradas em textos de diversos gêneros, como notícias, artigos e contos. Nesta atividade, os alunos irão aprender a identificar e utilizar orações subordinadas adjetivas corretamente, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Para isso, eles irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    As orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas complexas que funcionam como adjetivos para modificar um substantivo. Essas estruturas são muito comuns na língua portuguesa e podem ser encontradas em textos de diversos gêneros, como notícias, artigos e contos. Nesta atividade, os alunos irão aprender a identificar e utilizar orações subordinadas adjetivas corretamente, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Para isso, eles irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema e explique o que são orações subordinadas adjetivas. Em seguida, apresente exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam entender melhor o assunto.

  3. Etapa 3 - Atividade pré-aula

    Os alunos deverão pesquisar sobre orações subordinadas adjetivas e criar um resumo ou um mapa mental sobre o tema. Esse resumo será enviado para o professor antes da aula.

  4. Etapa 4 - Sala de Aula Invertida

    Na sala, os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Cada aluno deverá preencher o modelo com exemplos de orações subordinadas adjetivas, que serão compartilhados com a turma.

  5. Etapa 5 - Exercícios

    Proponha alguns exercícios para que os alunos possam praticar a identificação e utilização de orações subordinadas adjetivas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre a importância de utilizar orações subordinadas adjetivas corretamente na escrita de textos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos irão utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar com o professor.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Faça um resumo da atividade e destaque os pontos mais importantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e utilizar orações subordinadas adjetivas corretamente.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão sobre a importância de utilizar orações subordinadas adjetivas corretamente na escrita de textos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade pré-aula.
  • Criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com exemplos corretos de orações subordinadas adjetivas.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Realização dos exercícios propostos.
  • Avaliação da atividade por meio do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos a entenderem o assunto.
  • Propor exercícios para que os alunos possam praticar a identificação e utilização de orações subordinadas adjetivas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade.
  • Fazer um resumo da aula e destacar os pontos mais importantes.

Ações do aluno

  • Realizar a atividade pré-aula e enviar o resumo para o professor.
  • Participar ativamente da criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Realizar os exercícios propostos pelo professor.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Avaliar a atividade por meio do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.