Aula sobre Oracoes Subordinadas Adjetivas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
As orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas complexas que funcionam como adjetivos para modificar um substantivo. Essas estruturas são muito comuns na língua portuguesa e podem ser encontradas em textos de diversos gêneros, como notícias, artigos e contos. Nesta atividade, os alunos irão aprender a identificar e utilizar orações subordinadas adjetivas corretamente, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Para isso, eles irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.
Etapa 1 - Contextualização
As orações subordinadas adjetivas são estruturas sintáticas complexas que funcionam como adjetivos para modificar um substantivo. Essas estruturas são muito comuns na língua portuguesa e podem ser encontradas em textos de diversos gêneros, como notícias, artigos e contos. Nesta atividade, os alunos irão aprender a identificar e utilizar orações subordinadas adjetivas corretamente, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Para isso, eles irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 2 - Introdução
Introduza o tema e explique o que são orações subordinadas adjetivas. Em seguida, apresente exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam entender melhor o assunto.Etapa 3 - Atividade pré-aula
Os alunos deverão pesquisar sobre orações subordinadas adjetivas e criar um resumo ou um mapa mental sobre o tema. Esse resumo será enviado para o professor antes da aula.Etapa 4 - Sala de Aula Invertida
Na sala, os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Cada aluno deverá preencher o modelo com exemplos de orações subordinadas adjetivas, que serão compartilhados com a turma.Etapa 5 - Exercícios
Proponha alguns exercícios para que os alunos possam praticar a identificação e utilização de orações subordinadas adjetivas.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre a importância de utilizar orações subordinadas adjetivas corretamente na escrita de textos.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos irão utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar com o professor.Etapa 8 - Encerramento
Faça um resumo da atividade e destaque os pontos mais importantes.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e utilizar orações subordinadas adjetivas corretamente.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Promover a reflexão sobre a importância de utilizar orações subordinadas adjetivas corretamente na escrita de textos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na atividade pré-aula.
- Criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com exemplos corretos de orações subordinadas adjetivas.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Realização dos exercícios propostos.
- Avaliação da atividade por meio do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Introduzir o tema da aula de forma clara e objetiva.
- Apresentar exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos a entenderem o assunto.
- Propor exercícios para que os alunos possam praticar a identificação e utilização de orações subordinadas adjetivas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na atividade.
- Fazer um resumo da aula e destacar os pontos mais importantes.
Ações do aluno
- Realizar a atividade pré-aula e enviar o resumo para o professor.
- Participar ativamente da criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Realizar os exercícios propostos pelo professor.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Avaliar a atividade por meio do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.