Orações Subordinadas Adverbiais

Nessa aula de Português vamos aprender sobre as orações subordinadas adverbiais. Bom aprendizado!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    I. Paula estava nervosa tal como eu.

    II. Caso ela apareça, vou conversar com ela.

    III. Estamos aqui para ajudar.

    A sequência correta das orações adverbiais é:

    A) final, condicional, comparativa

    B) condicional, comparativa, final

    C) comparativa, condicional, final

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    Explique aos alunos que orações subordinadas adverbiais são orações que desempenham a função de adjunto adverbial em relação a uma oração principal. Essas orações indicam circunstâncias em que a ação principal ocorre, como tempo, modo, causa, consequência, condição, concessão, entre outras. Antes do momento presencial, envie aos alunos um vídeo explicativo abordando o tema.
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  4. 4. Estudo de Caso:

    Explique aos alunos que as orações subordinadas adverbiais são aquelas que funcionam como um advérbio na oração principal, ou seja, elas modificam o sentido do verbo principal. Existem diversas classificações de orações subordinadas adverbiais, como: causal, temporal, concessiva, comparativa, final, entre outras. Elas são bastante comuns na Língua Portuguesa e é importante que os alunos saibam identificá-las e utilizá-las corretamente.

    Exemplos práticos:

    1\. Quando eu cheguei em casa, a comida já estava pronta. (temporal)

    2\. Embora estivesse chovendo, ele saiu sem guarda-chuva. (concessiva)

    3\. Vou estudar até que o sol nasça. (temporal)

    4\. Como não tinha dinheiro, não pude comprar o livro. (causal)

    5\. Se você estudar, passará no exame. (condicional)

    6\. Ele trabalha tanto que está sempre cansado. (conformativa)

    7\. Já que você está aqui, vamos conversar. (causal)

    8\. Desde que comecei a fazer exercícios, tenho me sentido melhor. (temporal)

    9\. Eu estudei muito para a prova, por isso tirei uma boa nota. (causal)

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  5. 5. Cultura Maker:

    Para iniciar a atividade, contextualize o assunto das orações subordinadas adverbiais, explicando que são orações com a função de modificar o sentido de uma oração principal, indicando uma circunstância de tempo, causa, finalidade, condição, concessão, entre outras. Exemplifique cada tipo de oração subordinada adverbial, utilizando frases curtas e simples, para facilitar a compreensão dos alunos. Você pode utilizar os exemplos abaixo.

    Exemplos práticos:

    Causal: Como choveu muito ontem, não pude ir ao trabalho.

    Concessiva: Apesar de ter estudado muito, não consegui passar na prova.

    Comparativa: Ele corre mais rápido do que eu.

    Condicional: Se eu pudesse, viajaria o mundo inteiro.

    Conformativa: Ele agiu conforme eu havia pedido.

    Final: Estou estudando para que possa passar no vestibular.

    Proporcional: Quanto mais estudo, melhores são as minhas notas.

    Temporal: Quando ela chegou, eu já tinha saído.

    Consecutiva: A festa estava muito desanimada, de modo que fomos embora rapidamente.

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  6. 6. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    Antes de iniciar a aula sobre orações subordinadas adverbiais, é importante contextualizar os alunos sobre o tema. Faça uma breve revisão sobre as orações subordinadas e, em seguida, explicar que as orações subordinadas adverbiais são aquelas que atuam como advérbios na oração principal, modificando o verbo, o adjetivo ou outro advérbio.
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  7. 7. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre as Orações Subordinadas Adverbiais, que são aquelas que têm função de modificar o verbo da oração principal. Essas orações são importantes para a construção de textos mais complexos e bem estruturados.
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  8. 8. Ensino Híbrido:

    As orações subordinadas adverbiais são estruturas sintáticas que desempenham a função de modificar o sentido de uma oração principal. Elas podem indicar tempo, causa, modo, condição, entre outras circunstâncias. É importante que os alunos compreendam a importância dessas estruturas para a construção de textos mais complexos e para a adequação à norma-padrão da língua portuguesa. Utilizaremos a metodologia ativa do Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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