Aula sobre Oracoes Subordinadas Adverbiais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre as Orações Subordinadas Adverbiais, que são aquelas que têm função de modificar o verbo da oração principal. Essas orações são importantes para a construção de textos mais complexos e bem estruturados.

  1. Etapa 1 - Problema

    Apresente o problema aos alunos:

    Contexto: Os alunos foram contratados como consultores linguísticos para a prefeitura de sua cidade. O objetivo é ajudar a prefeitura a melhorar a comunicação com os cidadãos, evitando mal-entendidos e transmitindo informações de forma clara e objetiva.

    Desafio: A prefeitura recebe muitas reclamações dos cidadãos sobre a falta de clareza nas informações transmitidas pelos comunicados oficiais. Muitas vezes, as informações são incompletas e pouco precisas, o que tem causado confusão e problemas. Sua missão é identificar e corrigir as orações subordinadas adverbiais que estão sendo usadas de forma inadequada nos comunicados oficiais.


  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Distribua um comunicado oficial emitido pela prefeitura de sua cidade para cada grupo. Certifique-se de que cada comunicado contenha pelo menos duas orações subordinadas adverbiais.

  3. Etapa 3 - Leitura e análise

    Cada grupo deve ler o comunicado, identificar as orações subordinadas adverbiais e analisar se elas foram usadas corretamente.

  4. Etapa 4 - Revisão do texto e correção

    Os grupos devem discutir e criar uma lista de possíveis erros e inadequações no uso das orações subordinadas adverbiais. Eles devem fornecer justificativas e exemplos de como a oração poderia ser corrigida.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Os grupos devem apresentar suas análises e propostas em uma apresentação para toda a turma, explicando os erros e sugerindo correções adequadas.

  6. Etapa 6 - Produção de texto

    Finalmente, os alunos devem escrever um comunicado oficial para a prefeitura, aplicando as correções e sugestões identificadas durante a atividade. Ressalte que eles precisam utilizar corretamente as orações subordinadas adverbiais.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os textos produzidos pelos alunos, considerando os critérios de avaliação definidos anteriormente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise linguística e compreensão de orações subordinadas adverbiais;
  • Aprimorar a capacidade de trabalho em grupo, colaboração e comunicação oral e escrita;
  • Desenvolver o pensamento crítico e a resolução de problemas;
  • Promover a aplicação prática de conhecimentos e habilidades linguísticas em situações reais.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de orações subordinadas adverbiais e sua aplicação correta na construção de frases;
  • Capacidade de identificar e diferenciar os tipos de orações subordinadas adverbiais;
  • Habilidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas na resolução do problema proposto;
  • Criatividade na elaboração das soluções para o problema.

Ações do professor

  • Selecionar e preparar os comunicados oficiais para a atividade;
  • Orientar e supervisionar o trabalho dos grupos;
  • Estimular a discussão e o debate entre os grupos e a turma;
  • Fornecer feedback aos alunos e corrigir eventuais erros.

Ações do aluno

  • Ler e analisar os comunicados oficiais, identificando as orações subordinadas adverbiais;
  • Discutir e propor soluções em grupo;
  • Apresentar suas análises e propostas em uma apresentação oral;
  • Escrever um comunicado oficial, aplicando as correções e sugestões identificadas durante a atividade.