Aula sobre Oracoes Subordinadas Adverbiais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Antes de iniciar a aula sobre orações subordinadas adverbiais, é importante contextualizar os alunos sobre o tema. Faça uma breve revisão sobre as orações subordinadas e, em seguida, explicar que as orações subordinadas adverbiais são aquelas que atuam como advérbios na oração principal, modificando o verbo, o adjetivo ou outro advérbio.

  1. Etapa 1 - Apresentação do projeto

    Apresente o projeto aos alunos, explicando que eles terão que criar histórias utilizando orações subordinadas adverbiais.

  2. Etapa 2 - Explicação sobre o tema

    Explique aos alunos o que são orações subordinadas adverbiais, seus tipos e como são utilizadas na construção de frases. Se achar necessário, utilize o exemplo abaixo.

    Exemplos práticos:

    Causal: Como choveu muito ontem, não pude ir ao trabalho.

    Concessiva: Apesar de ter estudado muito, não consegui passar na prova.

    Comparativa: Ele corre mais rápido do que eu.

    Condicional: Se eu pudesse, viajaria o mundo inteiro.

    Conformativa: Ele agiu conforme eu havia pedido.

    Final: Estou estudando para que possa passar no vestibular.

    Proporcional: Quanto mais estudo, melhores são as minhas notas.

    Temporal: Quando ela chegou, eu já tinha saído.

    Consecutiva: A festa estava muito desanimada, de modo que fomos embora rapidamente.


  3. Etapa 3 - Escolha dos temas

    Os alunos devem escolher um tema para suas histórias, por exemplo, romance, aventura, suspense, ficção científica, entre outros.

  4. Etapa 4 - Roteiro

    Os alunos devem criar um roteiro para suas histórias, incluindo a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, e utilizar as orações subordinadas adverbiais para enriquecer a narrativa.

  5. Etapa 5 - Produção textual

    Com base no roteiro, os alunos devem escrever suas histórias. Reforce que eles devem revisar suas histórias, verificando se utilizaram corretamente as orações subordinadas adverbiais e se a narrativa está coesa e coerente.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar suas histórias aos demais colegas de classe, compartilhando suas ideias e aprendizados.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie as histórias dos alunos, considerando a utilização correta das orações subordinadas adverbiais, a criatividade, a qualidade da escrita e a apresentação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a função das orações subordinadas adverbiais na construção do sentido dos textos;
  • Identificar diferentes tipos de orações subordinadas adverbiais e suas particularidades;
  • Desenvolver habilidades de leitura, escrita e análise linguística;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe na realização do projeto.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das orações subordinadas adverbiais;
  • Criatividade na elaboração da história;
  • Qualidade da escrita;
  • Apresentação da história aos demais colegas;
  • Participação nas atividades em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar aos alunos os conceitos e tipos de orações subordinadas adverbiais;
  • Fornecer exemplos de frases que contenham orações subordinadas adverbiais;
  • Dividir os alunos em grupos e propor a elaboração de um projeto em que sejam utilizadas orações subordinadas adverbiais;
  • Acompanhar e orientar os grupos na realização do projeto;
  • Organizar um momento para que cada grupo apresente seu projeto aos demais colegas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor;
  • Colaborar com os colegas na elaboração do projeto, propondo ideias e discutindo as possibilidades de uso das orações subordinadas adverbiais;
  • Elaborar e apresentar o projeto com criatividade e clareza, demonstrando o entendimento sobre o tema.