Aula sobre Oracoes Subordinadas Adverbiais

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Para iniciar a atividade, contextualize o assunto das orações subordinadas adverbiais, explicando que são orações com a função de modificar o sentido de uma oração principal, indicando uma circunstância de tempo, causa, finalidade, condição, concessão, entre outras. Exemplifique cada tipo de oração subordinada adverbial, utilizando frases curtas e simples, para facilitar a compreensão dos alunos. Você pode utilizar os exemplos abaixo.

Exemplos práticos:

Causal: Como choveu muito ontem, não pude ir ao trabalho.

Concessiva: Apesar de ter estudado muito, não consegui passar na prova.

Comparativa: Ele corre mais rápido do que eu.

Condicional: Se eu pudesse, viajaria o mundo inteiro.

Conformativa: Ele agiu conforme eu havia pedido.

Final: Estou estudando para que possa passar no vestibular.

Proporcional: Quanto mais estudo, melhores são as minhas notas.

Temporal: Quando ela chegou, eu já tinha saído.

Consecutiva: A festa estava muito desanimada, de modo que fomos embora rapidamente.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Cada grupo receberá uma folha sulfite e deverá criar um título para o diário de bordo.

  2. Etapa 2 - Problema

    Explique que cada grupo deverá criar um problema relacionado a alguma circunstância da vida cotidiana, utilizando uma oração subordinada adverbial.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Cada grupo deverá criar duas ou três alternativas para solucionar o problema criado na etapa anterior, utilizando no texto orações subordinadas adverbiais.

  4. Etapa 4 - Solução

    Cada grupo deverá escolher a alternativa mais adequada para solucionar o problema e justificar a escolha, utilizando orações subordinadas adverbiais no texto.

  5. Etapa 5 - Elaboração do diário de bordo

    Cada grupo deverá elaborar o diário de bordo, escrevendo o problema, as alternativas e a solução escolhida, utilizando orações subordinadas adverbiais.

  6. Etapa 6 - Socialização dos diários de bordo

    Cada grupo deverá socializar o diário de bordo elaborado com a turma, explicando o problema, as alternativas e a solução escolhida.

  7. Etapa 7 - Avaliação das atividades

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades realizadas, utilizando os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de apresentação oral;
  • Identificar as circunstâncias da vida cotidiana em que se pode utilizar as orações subordinadas adverbiais;
  • Compreender as características das orações subordinadas adverbiais;
  • Desenvolver a habilidade de escrita de textos com estruturas sintáticas complexas.

Critérios de avaliação

  • Identificação das características das orações subordinadas adverbiais;
  • Produção de textos com estruturas sintáticas complexas;
  • Identificação das circunstâncias da vida cotidiana em que se pode utilizar as orações subordinadas adverbiais;
  • Elaboração do diário de bordo contendo o problema, as alternativas e a solução escolhida, utilizando orações subordinadas adverbiais;
  • Apresentação oral clara e objetiva do problema, das alternativas e da solução escolhida.

Ações do professor

  • Apresentar o tema;
  • Dividir a turma em grupos;
  • Distribuir as folhas sulfites;
  • Orientar os alunos na apresentação oral;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um problema relacionado a alguma circunstância da vida cotidiana, utilizando uma oração subordinada adverbial;
  • Participar das atividades propostas;
  • Elaborar e socializar o diário de bordo.