Aula sobre Oracoes Subordinadas Adverbiais

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


As orações subordinadas adverbiais são estruturas sintáticas que desempenham a função de modificar o sentido de uma oração principal. Elas podem indicar tempo, causa, modo, condição, entre outras circunstâncias. É importante que os alunos compreendam a importância dessas estruturas para a construção de textos mais complexos e para a adequação à norma-padrão da língua portuguesa. Utilizaremos a metodologia ativa do Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula pedindo que os alunos completem a frase: “Eu acho que as orações subordinadas adverbiais são importantes porque… ". Em seguida, faça uma roda de conversa para discutir as respostas e apresentar a intencionalidade pedagógica da aula.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente aos alunos um texto que contenha orações subordinadas adverbiais e faça uma análise conjunta com os alunos, destacando as diferentes circunstâncias que essas estruturas podem indicar.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão diferentes frases para analisar e identificar as orações subordinadas adverbiais presentes. Em seguida, cada grupo apresentará suas análises para a turma.

  4. Etapa 4 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dê orientações sobre como os alunos podem organizar as informações e quais campos devem ser preenchidos.

  5. Etapa 5 - Aplicação do template

    Os alunos utilizarão o template para registrar as informações e os exemplos práticos apresentados em sala de aula. Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Peça que os alunos completem a frase: “Depois dessa aula, eu aprendi que...”. Em seguida, faça uma roda de conversa para discutir as respostas e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as orações subordinadas adverbiais em textos complexos;
  • Estimular a produção de textos com estruturas sintáticas mais elaboradas;
  • Promover a adequação à norma-padrão da língua portuguesa.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das orações subordinadas adverbiais;
  • Utilização adequada das estruturas sintáticas aprendidas em produções textuais;
  • Adequação à norma-padrão da língua portuguesa.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
  • Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem;
  • Circular pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.

Ações do aluno

  • Participar da roda de conversa inicial e final;
  • Analisar e identificar as orações subordinadas adverbiais em frases apresentadas pelo professor;
  • Criar o template de registro de aprendizagem e utilizá-lo para registrar as informações apresentadas em sala de aula.