Aula sobre Oracoes Subordinadas Adverbiais

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Explique aos alunos que as orações subordinadas adverbiais são aquelas que funcionam como um advérbio na oração principal, ou seja, elas modificam o sentido do verbo principal. Existem diversas classificações de orações subordinadas adverbiais, como: causal, temporal, concessiva, comparativa, final, entre outras. Elas são bastante comuns na Língua Portuguesa e é importante que os alunos saibam identificá-las e utilizá-las corretamente.

Exemplos práticos:

1\. Quando eu cheguei em casa, a comida já estava pronta. (temporal)

2\. Embora estivesse chovendo, ele saiu sem guarda-chuva. (concessiva)

3\. Vou estudar até que o sol nasça. (temporal)

4\. Como não tinha dinheiro, não pude comprar o livro. (causal)

5\. Se você estudar, passará no exame. (condicional)

6\. Ele trabalha tanto que está sempre cansado. (conformativa)

7\. Já que você está aqui, vamos conversar. (causal)

8\. Desde que comecei a fazer exercícios, tenho me sentido melhor. (temporal)

9\. Eu estudei muito para a prova, por isso tirei uma boa nota. (causal)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema das orações subordinadas adverbiais e explique a sua importância na construção de textos. Faça uma revisão sobre as orações subordinadas em geral, para que os alunos possam entender melhor o que são as adverbiais e como elas se encaixam na estrutura da frase.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Apresente um estudo de caso para os alunos, com um texto que contenha diversas orações subordinadas adverbiais. Os alunos deverão ler o texto e identificar as orações, classificando-as de acordo com sua função na oração principal. Em seguida, deverão preencher um modelo de infográfico com as informações obtidas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as orações identificadas e classificadas no estudo de caso, trocando ideias e esclarecendo dúvidas. Circule pela sala e acompanhe as discussões, ajudando os alunos a compreender melhor o tema.

  4. Etapa 4 - Produção textual

    Os alunos deverão produzir um texto curto, utilizando pelo menos três orações subordinadas adverbiais de diferentes tipos, conforme um tema proposto por você. Algumas sugestões de tema: “Os impactos da tecnologia na sociedade contemporânea”, “A valorização da cultura e das tradições locais”, “Os desafios da mobilidade urbana nas grandes cidades” e “Os efeitos do sedentarismo e da alimentação inadequada na saúde.”.

  5. Etapa 5 - Revisão em duplas

    Os alunos irão revisar os textos produzidos em duplas, buscando identificar possíveis erros e sugestões de melhorias. Oriente-os na revisão, ajudando-os a identificar os erros e a corrigi-los.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Os alunos irão socializar seus textos com a turma, lendo-os em voz alta. O professor irá acompanhar as apresentações, fazendo observações e oferecendo feedbacks.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos serão avaliados de acordo com os critérios estabelecidos pelo professor, que podem incluir: correção gramatical, uso adequado das orações subordinadas adverbiais, clareza e coerência do texto, entre outros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar orações subordinadas adverbiais;
  • Aprender a classificar as orações de acordo com sua função na oração principal;
  • Refletir sobre a importância das orações subordinadas adverbiais na construção de textos;
  • Desenvolver a habilidade de produzir textos utilizando orações subordinadas adverbiais.

Critérios de avaliação

  • Correção gramatical;
  • Uso adequado das orações subordinadas adverbiais;
  • Clareza e coerência do texto;
  • Adequação ao tema proposto.

Ações do professor

  • Apresentar o tema das orações subordinadas adverbiais;
  • Apresentar o estudo de caso e auxiliar os alunos na identificação e classificação das orações;
  • Acompanhar as discussões em grupo e as revisões em duplas;
  • Oferecer feedbacks e observações durante a socialização dos textos.

Ações do aluno

  • Ler e compreender o estudo de caso;
  • Identificar e classificar as orações subordinadas adverbiais;
  • Produzir um texto utilizando orações subordinadas adverbiais;
  • Revisar o texto com o colega e identificar possíveis erros;
  • Socializar o texto com a turma.