Aula sobre Oracoes Subordinadas Substantivas
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Exemplo prático:
Existem 6 tipos de orações subordinadas substantivas, que são:
1\. Subjetiva: atua como sujeito da frase. Exemplo: _"Que ele venha logo é o que desejamos"_.
2\. Objetiva direta: atua como objeto direto da frase. Exemplo: _"Eu não sei se ele virá"_.
3\. Objetiva indireta: atua como objeto indireto da frase. Exemplo: _"Não tenho certeza de que ele me devolverá o livro"_.
4\. Completiva nominal: completa o sentido de um nome. Exemplo: _"Tenho medo de que ele se machuque"_.
5\. Predicativa: atua como predicativo do sujeito. Exemplo: _"Minha esperança é que tudo dê certo"_.
6\. Apositiva: atua como aposto de um termo da oração. Exemplo: _"Só pensava em uma coisa: que tudo terminasse logo"_.
Etapa 1 - Divisão de grupos
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e oriente-os para a elaboração do template de avaliação por pares, contendo os seguintes critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral.Etapa 2 - Definição de subtópicos
Definição dos subtópicos que serão abordados pelos grupos, como, por exemplo, tipos de orações subordinadas substantivas, estrutura sintática, exemplos práticos, entre outros.Etapa 3 - Elaboração
Oriente os alunos a realizem uma pesquisa para a elaboração dos conteúdos. Caso não seja possível realizar uma pesquisa on-line, ofereça aos alunos textos impressos ou livros didáticos em que eles possam pesquisar.Etapa 4 - Apresentação
Apresentação dos conteúdos pelos grupos, com a utilização de recursos como cartolinas, papéis, canetas, entre outros.Etapa 5 - Avaliação
Os alunos farão a avaliação por pares, na qual cada grupo avalia o trabalho dos demais com base nos critérios definidos.Etapa 6 - Fechamento
Ofereça um feedback final aos alunos, reforçando os tópicos vistos ao longo da atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período;
- Estimular a criatividade dos alunos na produção de textos e na elaboração de critérios de avaliação por pares;
- Fomentar a autonomia dos alunos na construção do conhecimento, por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e comunicação;
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula;
- Orientar os alunos na elaboração do template de avaliação por pares;
- Auxiliar os grupos na pesquisa e elaboração dos conteúdos;
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback.
Ações do aluno
- Elaborar o template de avaliação por pares;
- Pesquisar e elaborar os conteúdos;
- Apresentar os conteúdos aos demais grupos;
- Avaliar os trabalhos dos demais grupos com base nos critérios definidos;
- Participar do feedback final sobre a aula e a metodologia utilizada.