Aula sobre Oracoes Subordinadas Substantivas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Inicie a aula com uma breve revisão sobre as orações subordinadas substantivas e sua importância na construção de textos corretos e adequados à norma-padrão. Em seguida, apresente exemplos práticos para ilustrar o tema, tais como trechos de notícias, artigos de opinião e outras produções textuais que explorem o uso desse tipo de oração.

Exemplo prático:

Existem 6 tipos de orações subordinadas substantivas, que são:

1\. Subjetiva: atua como sujeito da frase. Exemplo: _"Que ele venha logo é o que desejamos"_.

2\. Objetiva direta: atua como objeto direto da frase. Exemplo: _"Eu não sei se ele virá"_.

3\. Objetiva indireta: atua como objeto indireto da frase. Exemplo: _"Não tenho certeza de que ele me devolverá o livro"_.

4\. Completiva nominal: completa o sentido de um nome. Exemplo: _"Tenho medo de que ele se machuque"_.

5\. Predicativa: atua como predicativo do sujeito. Exemplo: _"Minha esperança é que tudo dê certo"_.

6\. Apositiva: atua como aposto de um termo da oração. Exemplo: _"Só pensava em uma coisa: que tudo terminasse logo"_.


  1. Etapa 1 - Divisão de grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e oriente-os para a elaboração do template de avaliação por pares, contendo os seguintes critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral.

  2. Etapa 2 - Definição de subtópicos

    Definição dos subtópicos que serão abordados pelos grupos, como, por exemplo, tipos de orações subordinadas substantivas, estrutura sintática, exemplos práticos, entre outros.

  3. Etapa 3 - Elaboração

    Oriente os alunos a realizem uma pesquisa para a elaboração dos conteúdos. Caso não seja possível realizar uma pesquisa on-line, ofereça aos alunos textos impressos ou livros didáticos em que eles possam pesquisar.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Apresentação dos conteúdos pelos grupos, com a utilização de recursos como cartolinas, papéis, canetas, entre outros.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os alunos farão a avaliação por pares, na qual cada grupo avalia o trabalho dos demais com base nos critérios definidos.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Ofereça um feedback final aos alunos, reforçando os tópicos vistos ao longo da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período;
  • Estimular a criatividade dos alunos na produção de textos e na elaboração de critérios de avaliação por pares;
  • Fomentar a autonomia dos alunos na construção do conhecimento, por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula;
  • Orientar os alunos na elaboração do template de avaliação por pares;
  • Auxiliar os grupos na pesquisa e elaboração dos conteúdos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback.

Ações do aluno

  • Elaborar o template de avaliação por pares;
  • Pesquisar e elaborar os conteúdos;
  • Apresentar os conteúdos aos demais grupos;
  • Avaliar os trabalhos dos demais grupos com base nos critérios definidos;
  • Participar do feedback final sobre a aula e a metodologia utilizada.