Aula sobre Oracoes Subordinadas Substantivas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Explique aos alunos o que são orações subordinadas substantivas e qual é a sua importância na construção de textos. Faça uma revisão das orações subordinadas adverbiais e adjetivas para facilitar a compreensão. Explique que as orações subordinadas substantivas funcionam como substantivos na frase, podendo ocupar o lugar de objeto direto, objeto indireto, sujeito, predicativo ou complemento nominal.

Exemplos práticos:

Apresente exemplos práticos para ajudar os alunos a entenderem a função das orações subordinadas substantivas, como “Queremos que ele venha amanhã” (oração subordinada substantiva objetiva direta) ou “Ela me convenceu de que eu deveria ir hoje” (oração subordinada substantiva objetiva indireta).


  1. Etapa 1 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos para que eles trabalhem em equipe durante a aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre orações subordinadas substantivas contendo uma ideia central e 8 subtópicos com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e os subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão dos mapas conceituais

    Após as apresentações, a turma deve discutir os mapas conceituais e fazer perguntas para os grupos.

  5. Etapa 5 - Produção de textos

    Cada grupo deve produzir um texto contendo orações subordinadas substantivas de diferentes tipos (objetiva direta, objetiva indireta, subjetiva, predicativa e completiva nominal).

  6. Etapa 6 - Troca de textos

    Cada grupo deve trocar seu texto com outro grupo para que os alunos possam corrigir e dar feedback uns aos outros.

  7. Etapa 7 - Avaliação final

    Encerre a aula fazendo uma avaliação final com a turma sobre o que foi aprendido e proponha uma discussão sobre a experiência de trabalho em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrita e de comunicação oral;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe;
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações;
  • Incentivar a aplicação dos conceitos aprendidos na aula.

Critérios de avaliação

  • Coerência e coesão do mapa conceitual;
  • Correção gramatical e ortográfica;
  • Clareza e objetividade na apresentação;
  • Participação e colaboração nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual;
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações;
  • Acompanhar o trabalho dos grupos e tirar dúvidas.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o mapa conceitual;
  • Apresentar o mapa conceitual com clareza e objetividade;
  • Produzir um texto em conjunto e avaliar os textos de outros grupos.