Aula sobre Oracoes Subordinadas Substantivas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Para iniciar a atividade, contextualize o assunto explicando aos alunos que as orações subordinadas substantivas são aquelas que funcionam como substantivos na frase, ou seja, ocupam o lugar de um nome. É importante destacar que essas orações podem exercer diferentes funções sintáticas, como sujeito, objeto direto, objeto indireto, entre outras.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Apresente o tema das orações subordinadas substantivas e suas possibilidades na construção de um texto com argumentos e opiniões. O objetivo da atividade será criar um mural de opiniões sobre um assunto escolhido em conjunto com a turma.

    Exemplo prático:

    Existem 6 tipos de orações subordinadas substantivas, que são:

    1\. Subjetiva: atua como sujeito da frase. Exemplo: _"Que ele venha logo é o que desejamos"_.

    2\. Objetiva direta: atua como objeto direto da frase. Exemplo: _"Eu não sei se ele virá"_.

    3\. Objetiva indireta: atua como objeto indireto da frase. Exemplo: _"Não tenho certeza de que ele me devolverá o livro"_.

    4\. Completiva nominal: completa o sentido de um nome. Exemplo: _"Tenho medo de que ele se machuque"_.

    5\. Predicativa: atua como predicativo do sujeito. Exemplo: _"Minha esperança é que tudo dê certo"_.

    6\. Apositiva: atua como aposto de um termo da oração. Exemplo: _"Só pensava em uma coisa: que tudo terminasse logo"_.


  2. Etapa 2 - Escolha do tema

    A turma será dividida em grupos e cada grupo deverá escolher um tema para desenvolver a atividade. Dê algumas sugestões de temas, por exemplo: os impactos das redes sociais na vida das pessoas, a importância da preservação ambiental, a valorização do trabalho voluntário, etc.

  3. Etapa 3 - Elaboração do texto

    Cada grupo deverá construir um texto coletivo com opiniões e argumentos relacionados ao tema escolhido, utilizando as orações subordinadas substantivas de maneira criativa. Você pode dar dicas de como utilizar as orações de forma coerente e coesa no texto.

  4. Etapa 4 - Criação do mural

    Com os textos prontos, cada grupo deverá criar um mural em papel cartão, utilizando recursos como desenhos, colagens, letras coloridas, etc. O objetivo é deixar o mural atrativo e impactante.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos murais

    Os murais serão apresentados pelos grupos para a turma, que poderá fazer perguntas e comentários sobre os textos apresentados. Incentive a participação de todos e faça a mediação o debate.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Ao final da atividade, será feita uma reflexão em conjunto sobre a importância da utilização das orações subordinadas substantivas para a construção de textos argumentativos e opinativos. Explore a importância da expressão de opiniões e respeito às diferentes visões de mundo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita, leitura e comunicação;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe;
  • Explorar a importância da expressão de opiniões e respeito às diferentes visões de mundo;
  • Refletir sobre o uso adequado da gramática na construção de textos.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das orações subordinadas substantivas no texto;
  • Coerência e coesão do texto;
  • Criatividade na construção do mural;
  • Participação na apresentação e debate dos murais.

Ações do professor

  • Apresentar o tema das orações subordinadas substantivas e explicar seus diferentes tipos;
  • Orientar e supervisionar a produção dos alunos;
  • Avaliar e dar feedback sobre os trabalhos produzidos.

Ações do aluno

  • Escolher um tipo de oração subordinada substantiva para trabalhar;
  • Pesquisar e coletar informações sobre o tema escolhido;
  • Produzir um texto utilizando a oração subordinada substantiva escolhida;
  • Construir um objeto relacionado ao tema escolhido utilizando materiais disponíveis (como cartolina, papelão, cola, tesoura, etc.);
  • Apresentar o trabalho para a turma e explicar a relação entre o objeto construído e o texto produzido.