Aula sobre Oracoes Subordinadas Substantivas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O objetivo desta atividade é ensinar os alunos sobre orações subordinadas substantivas de forma didática e envolvente. As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem função de substantivo em uma oração, por isso, é importante que os alunos compreendam como identificá-las e utilizá-las corretamente.

  1. Etapa 1 - Entender

    Contextualize o tema, explicando o que são as orações subordinadas substantivas e sua importância para a construção de um texto correto e coeso. Você pode utilizar exemplos simples para ilustrar o conceito, como o texto abaixo.

    Exemplo prático:

    Existem 6 tipos de orações subordinadas substantivas, que são:

    1\. Subjetiva: atua como sujeito da frase. Exemplo: _"Que ele venha logo é o que desejamos"_.

    2\. Objetiva direta: atua como objeto direto da frase. Exemplo: _"Eu não sei se ele virá"_.

    3\. Objetiva indireta: atua como objeto indireto da frase. Exemplo: _"Não tenho certeza de que ele me devolverá o livro"_.

    4\. Completiva nominal: completa o sentido de um nome. Exemplo: _"Tenho medo de que ele se machuque"_.

    5\. Predicativa: atua como predicativo do sujeito. Exemplo: _"Minha esperança é que tudo dê certo"_.

    6\. Apositiva: atua como aposto de um termo da oração. Exemplo: _"Só pensava em uma coisa: que tudo terminasse logo"_.


  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma frase que contenha uma oração subordinada substantiva. Eles deverão identificar a oração e criar uma ilustração que represente o significado da frase.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo apresentará sua ilustração e explicará qual é a oração subordinada substantiva presente na frase. Em seguida, os alunos irão decidir qual é o tipo de oração subordinada substantiva na frase destacada.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Distribua um texto para cada grupo contendo algumas orações subordinadas substantivas. Eles deverão identificá-las e reescrever o texto, substituindo as orações subordinadas substantivas por substantivos equivalentes. Por exemplo, _"Ele tinha a certeza de que passaria no concurso"_ pode ser reescrito como _"Ele tinha a certeza da aprovação no concurso"_.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos apresentarão suas versões do texto para a turma, explicando as mudanças feitas e justificando as escolhas. Avalie a compreensão dos alunos sobre o tema conforme os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e utilizar corretamente as orações subordinadas substantivas;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de ilustrações que representem o significado das frases;
  • Promover a cooperação entre os alunos na realização das atividades em grupo.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das orações subordinadas substantivas;
  • Reescrita correta do texto, substituindo as orações subordinadas substantivas por substantivos equivalentes;
  • Participação ativa dos alunos na realização das atividades em grupo.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o conceito de orações subordinadas substantivas;
  • Distribuir e recolher os materiais utilizados nas atividades;
  • Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema e feedbacks.

Ações do aluno

  • Identificar orações subordinadas substantivas em frases;
  • Criar ilustrações que representem o significado das frases;
  • Participar ativamente das atividades em grupo e apresentar seus resultados.