Aula sobre Oracoes Subordinadas Substantivas
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Exemplo prático:
Existem 6 tipos de orações subordinadas substantivas, que são:
1\. Subjetiva: atua como sujeito da frase. Exemplo: _"Que ele venha logo é o que desejamos"_.
2\. Objetiva direta: atua como objeto direto da frase. Exemplo: _"Eu não sei se ele virá"_.
3\. Objetiva indireta: atua como objeto indireto da frase. Exemplo: _"Não tenho certeza de que ele me devolverá o livro"_.
4\. Completiva nominal: completa o sentido de um nome. Exemplo: _"Tenho medo de que ele se machuque"_.
5\. Predicativa: atua como predicativo do sujeito. Exemplo: _"Minha esperança é que tudo dê certo"_.
6\. Apositiva: atua como aposto de um termo da oração. Exemplo: _"Só pensava em uma coisa: que tudo terminasse logo"_.
Etapa 1 - Check-in
Inicie a atividade com um Check-in, pedindo aos alunos que escrevam em seus cadernos o que sabem sobre orações subordinadas substantivas. Você pode utilizar essa atividade para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto.Etapa 2 - Exercícios
Forneça aos alunos exercícios de fixação, utilizando materiais como listas de exercícios impressas ou lousa. Os exercícios podem ser de identificação de orações subordinadas substantivas em frases ou de transformação de frases simples em frases com orações subordinadas substantivas.Etapa 3 - Aplicação
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e forneça uma atividade em que eles devem utilizar as orações subordinadas substantivas em um texto sobre um tema específico.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar os textos criados, indicando onde utilizaram orações subordinadas substantivas.Etapa 5 - Check-out
Os alunos devem registrar no caderno o que aprenderam sobre orações subordinadas substantivas durante a atividade.Etapa 6 - Atividade de casa
Peça aos alunos para pesquisarem exemplos de orações subordinadas substantivas em reportagens na internet. Eles devem identificar as orações e indicar, no caderno, quais são os tipos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período;
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos através do trabalho em grupo;
- Fornecer aos alunos um método de registro de aprendizagem que possa ser utilizado em outras disciplinas.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das orações subordinadas substantivas em frases;
- Utilização adequada das orações subordinadas substantivas em um texto sobre um tema específico;
- Participação e colaboração no trabalho em grupo.
Ações do professor
- Contextualizar o assunto e fornecer exemplos práticos;
- Utilizar recursos para explicar o assunto e fornecer instruções;
- Fornecer atividades que estimulem a participação e a colaboração dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas pelo professor;
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas;
- Utilizar o modelo de registro de aprendizagem para registrar no caderno o que aprenderam sobre orações subordinadas substantivas.