Aula sobre Oracoes Subordinadas Substantivas
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Exemplo prático:
Existem 6 tipos de orações subordinadas substantivas, que são:
1\. Subjetiva: atua como sujeito da frase. Exemplo: _"Que ele venha logo é o que desejamos"_.
2\. Objetiva direta: atua como objeto direto da frase. Exemplo: _"Eu não sei se ele virá"_.
3\. Objetiva indireta: atua como objeto indireto da frase. Exemplo: _"Não tenho certeza de que ele me devolverá o livro"_.
4\. Completiva nominal: completa o sentido de um nome. Exemplo: _"Tenho medo de que ele se machuque"_.
5\. Predicativa: atua como predicativo do sujeito. Exemplo: _"Minha esperança é que tudo dê certo"_.
6\. Apositiva: atua como aposto de um termo da oração. Exemplo: _"Só pensava em uma coisa: que tudo terminasse logo"_.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que são as orações subordinadas substantivas e o que é o bullying no ambiente escolar. Em seguida, apresente a proposta da atividade: os alunos deverão criar um artigo de opinião utilizando orações subordinadas substantivas com argumentos que abordem o tema do bullying na escola.Etapa 2 - Preparação
Os alunos são divididos em grupos. Cada grupo terá um tempo para discutir e elaborar argumentos que serão utilizados durante o debate. Fique à disposição para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.Etapa 3 - Debate
Cada grupo terá 10 minutos para apresentar seus argumentos. O professor fará a mediação e garantirá que todos os alunos tenham a oportunidade de se expressar. Peça aos alunos que anotem os argumentos que acharem mais relevantes para o tema.Etapa 4 - Produção textual
Após o debate, os alunos terão 10 minutos para escrever um artigo de opinião utilizando orações subordinadas substantivas e os argumentos apresentados durante o debate. Dê dicas de como estruturar um artigo de opinião e fique disponível para tirar dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de escrita e argumentação dos alunos;
- Incentivar a reflexão e o debate sobre o tema do bullying;
- Estimular o uso correto das orações subordinadas substantivas;
- Promover a cooperação entre os alunos para a elaboração do artigo de opinião;
- Fomentar a expressão da opinião e o respeito às opiniões divergentes.
Critérios de avaliação
- Utilização correta das Orações Subordinadas Substantivas;
- Coerência e coesão do texto;
- Argumentação clara e embasada;
- Adequação ao gênero textual proposto.
Ações do professor
- Explicar o tema e a proposta da atividade;
- Dividir os alunos em grupos;
- Mediar o debate;
- Dar dicas para a produção textual.
Ações do aluno
- Discutir e elaborar argumentos em grupo;
- Participar do debate;
- Escrever um artigo de opinião utilizando orações subordinadas substantivas.