Aula sobre Oracoes Subordinadas Substantivas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem função de substantivo na frase, podendo ser sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal ou aposto. É um assunto complexo e importante para a compreensão da estrutura das frases em Português.

Exemplo prático:

Existem 6 tipos de orações subordinadas substantivas, que são:

1\. Subjetiva: atua como sujeito da frase. Exemplo: _"Que ele venha logo é o que desejamos"_.

2\. Objetiva direta: atua como objeto direto da frase. Exemplo: _"Eu não sei se ele virá"_.

3\. Objetiva indireta: atua como objeto indireto da frase. Exemplo: _"Não tenho certeza de que ele me devolverá o livro"_.

4\. Completiva nominal: completa o sentido de um nome. Exemplo: _"Tenho medo de que ele se machuque"_.

5\. Predicativa: atua como predicativo do sujeito. Exemplo: _"Minha esperança é que tudo dê certo"_.

6\. Apositiva: atua como aposto de um termo da oração. Exemplo: _"Só pensava em uma coisa: que tudo terminasse logo"_.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são as orações subordinadas substantivas e o que é o bullying no ambiente escolar. Em seguida, apresente a proposta da atividade: os alunos deverão criar um artigo de opinião utilizando orações subordinadas substantivas com argumentos que abordem o tema do bullying na escola.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Os alunos são divididos em grupos. Cada grupo terá um tempo para discutir e elaborar argumentos que serão utilizados durante o debate. Fique à disposição para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.

  3. Etapa 3 - Debate

    Cada grupo terá 10 minutos para apresentar seus argumentos. O professor fará a mediação e garantirá que todos os alunos tenham a oportunidade de se expressar. Peça aos alunos que anotem os argumentos que acharem mais relevantes para o tema.

  4. Etapa 4 - Produção textual

    Após o debate, os alunos terão 10 minutos para escrever um artigo de opinião utilizando orações subordinadas substantivas e os argumentos apresentados durante o debate. Dê dicas de como estruturar um artigo de opinião e fique disponível para tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrita e argumentação dos alunos;
  • Incentivar a reflexão e o debate sobre o tema do bullying;
  • Estimular o uso correto das orações subordinadas substantivas;
  • Promover a cooperação entre os alunos para a elaboração do artigo de opinião;
  • Fomentar a expressão da opinião e o respeito às opiniões divergentes.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das Orações Subordinadas Substantivas;
  • Coerência e coesão do texto;
  • Argumentação clara e embasada;
  • Adequação ao gênero textual proposto.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a proposta da atividade;
  • Dividir os alunos em grupos;
  • Mediar o debate;
  • Dar dicas para a produção textual.

Ações do aluno

  • Discutir e elaborar argumentos em grupo;
  • Participar do debate;
  • Escrever um artigo de opinião utilizando orações subordinadas substantivas.