Aula sobre Order Of Adjectives In English Ordem Dos Adjetivos Em Ingles

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A ordem dos adjetivos é uma das estruturas fundamentais da língua inglesa. Esta atividade visa ajudar os alunos a compreenderem a ordem correta dos adjetivos e a aplicarem esse conhecimento em seus próprios trabalhos escritos e orais.

A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para envolver os alunos em um processo criativo e colaborativo.


  1. Etapa 1 - Início

    Apresente o tema da aula e os objetivos a serem alcançados. Peça aos alunos que reflitam sobre as possíveis aplicações da ordem dos adjetivos em situações cotidianas. Em seguida, dê exemplos de frases com diferentes ordens de adjetivos e peça aos alunos que identifiquem a ordem correta.

  2. Etapa 2 - Aprofundamento

    Os alunos criarão coletivamente uma lista de frases que contenham uma variedade de adjetivos.

    Professor, eles devem estar cientes de que a ordem dos adjetivos segue um padrão específico em Inglês, e devem trabalhar juntos para encontrar exemplos que sigam essa ordem.


  3. Etapa 3 - Exemplo prático

    Em seguida, forneça exemplos práticos de frases em que os alunos, individualmente, exercitem e apliquem a ordem correta dos adjetivos para, por exemplo, reordenar frases em uma ordem correta.

  4. Etapa 4 - Explorando a Cultura Maker

    Agora, os alunos trabalharão em grupos para aplicar o que aprenderam na criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal".

    O objetivo dessa etapa é permitir que os alunos avaliem o próprio progresso na habilidade em três aspectos diferentes e forneçam feedback construtivo ao professor e aos colegas.


  5. Etapa 5 - Aplicação prática

    Os alunos serão convidados a aplicar o que aprenderam em um projeto escrito ou uma apresentação oral, usando a ordem correta dos adjetivos. Você pode fornecer um tópico específico para o projeto e incentivar os alunos a serem criativos e explorarem o uso de diferentes adjetivos para torná-lo mais interessante.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a atividade enfatizando os principais pontos aprendidos, reforçando a ordem correta dos adjetivos e resumindo a importância de sempre buscar formas de aperfeiçoar o uso da língua inglesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos de reconhecer a ordem correta dos adjetivos em Inglês;
  • Proporcionar aos alunos um espaço criativo para colaborar e desenvolver projetos em grupo;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos para aplicar a ordem correta dos adjetivos em trabalhos escritos e orais.

Critérios de avaliação

  • A capacidade dos alunos de aplicar a ordem correta dos adjetivos em atividades individuais e em grupo;
  • A qualidade do projeto escrito ou apresentação oral dos alunos, incluindo a aplicação da ordem correta dos adjetivos, a criatividade e a clareza;
  • A participação dos alunos em atividades em grupo, incluindo colaboração e contribuição efetiva para a criação do Modelo de Avaliação - Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva os objetivos da atividade;
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos que ajudem os alunos a compreender a ordem correta dos adjetivos;
  • Estimular a colaboração e a participação ativa dos alunos em atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor;
  • Trabalhar colaborativamente em grupo para criar o Modelo de Avaliação - Dinâmica dos 3 Qs;
  • Aplicar a ordem correta dos adjetivos em atividades individuais e em grupo, incluindo na criação de um projeto escrito ou apresentação oral.