Aula sobre Order Of Adjectives In English Ordem Dos Adjetivos Em Ingles

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A ordem dos adjetivos é um aspecto importante da gramática da língua inglesa. Saber como colocar os adjetivos corretamente em uma frase pode evitar confusões e tornar a comunicação mais precisa.

Nesta atividade, utilizaremos a metodologia Ensino Híbrido para que os alunos criem um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out. Essa técnica permitirá que eles participem ativamente do processo de aprendizagem e avaliem seu próprio desenvolvimento na habilidade.


  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos responderão a um questionário para avaliar seus conhecimentos prévios sobre a ordem dos adjetivos em Inglês.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Dê alguns exemplos de frases em Inglês e explique as regras da ordem dos adjetivos. Selecione exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.

  3. Etapa 3 - Jogo

    Será realizado um jogo em grupos para fixar o conteúdo apresentado na etapa anterior.

    Cada grupo receberá uma frase com adjetivos desordenados, que o grupo deverá organizar corretamente em um tempo determinado.

    O grupo que terminar primeiro e com a ordem correta ganhará pontos.


  4. Etapa 4 - Trabalho em grupos

    Ainda nos grupos, os alunos farão um trabalho usando uma página do caderno e um desenho de um objeto qualquer.

    Cada grupo terá que criar uma frase descritiva utilizando a ordem correta dos adjetivos.

    Após, os grupos deverão trocar as folhas entre si e ler as frases dos colegas, identificando se a ordem dos adjetivos está correta ou não, e justificando sua resposta.


  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos irão responder novamente ao questionário, para avaliar o seu aprendizado sobre a ordem dos adjetivos em Inglês a partir da atividade realizada.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos farão uma reflexão sobre como foi a aula e o que aprenderam.

    Professo, forneça perguntas norteadoras como: "Qual foi a atividade mais interessante para você?"; "Vocês acham que o trabalho em grupos ajudou a fixar melhor a ordem dos adjetivos?".


  7. Etapa 7 - Check-in para a próxima aula

    Os alunos farão um check-in para a próxima aula, respondendo o que esperam aprender e quais dúvidas permaneceram sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a variação linguística como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo.
  • Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para que os alunos sejam protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem.
  • Propor atividades lúdicas que facilitem a compreensão do conteúdo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante as atividades propostas.
  • Organização e criatividade no trabalho em grupos.
  • Uso correto da ordem dos adjetivos nas frases produzidas.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.
  • Orientar os alunos durante as atividades propostas.
  • Realizar uma reflexão com os alunos para avaliar o aprendizado e fazer ajustes no planejamento da próxima atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em parceria com os colegas para produzir frases descritivas utilizando a ordem correta dos adjetivos.
  • Fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido e tirar as dúvidas sobre o tema para a próxima atividade.