Aula sobre Order Of Adjectives In English Ordem Dos Adjetivos Em Ingles
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A ordem dos adjetivos em inglês é um assunto importante para os alunos que estão aprendendo a língua. É possível encontrar essa estrutura em frases simples e também em textos mais complexos.
Para tornar a aula sobre a ordem dos adjetivos mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa da Gamificação, em que os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações.
Etapa 1 -
Professor, introduza a ordem dos adjetivos em inglês de forma clara e objetiva, explicando a estrutura e apresentando exemplos de frases simples e com mais de um adjetivo.Etapa 2 -
Cada aluno receberá uma folha e algumas canetas coloridas para desenhar um personagem.Explique que os alunos terão que descrever seu personagem usando adjetivos.
Os alunos deverão criar uma lista com os adjetivos usados e organizá-los em ordem.
Etapa 3 -
Os alunos serão divididos em grupos de quatro. Cada grupo receberá um grupo de cartas, contendo oito perguntas e oito afirmações.Professor, explique como o jogo funciona, dando exemplos, antes de os alunos começarem a jogar.
Etapa 4 -
Os grupos terão que criar perguntas e afirmações sobre a ordem dos adjetivos em Inglês e adicionar ao seu jogo.Etapa 5 -
Os grupos trocam os jogos entre si e jogam o jogo criado pelos colegas, para reforçar o aprendizado da ordem dos adjetivos em Inglês.Etapa 6 -
Conclua a atividade e peça que os alunos compartilhem seus aprendizados e observações.Etapa 7 -
Faça uma breve avaliação da aula e dê feedbacks para cada grupo.
Intencionalidades pedagógicas
- Incentivar a criatividade dos alunos por meio da criação de personagens com adjetivos.
- Desenvolver habilidades interpessoais e de comunicação por meio do trabalho em equipe.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a variação linguística como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do jogo e na troca de cartas.
- Observação e aplicação da ordem dos adjetivos em inglês nas descrições dos personagens.
- Habilidade em reconhecer a variação linguística em frases simples com mais de um adjetivo.
- Efetivação da criação de perguntas e afirmações corretas relacionadas à ordem dos adjetivos em Inglês.
Ações do professor
- Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
- Acompanhar e avaliar a participação dos alunos.
- Motivar e incentivar a criatividade dos alunos.
Ações do aluno
- Criar um personagem com adjetivos e organizá-los em ordem.
- Trabalhar em equipe para criar perguntas e afirmações relacionadas à ordem dos adjetivos.
- Participar do jogo criado pelos colegas e aplicar o aprendizado sobre a ordem dos adjetivos em Inglês.