Aula sobre Order Of Adjectives In English Ordem Dos Adjetivos Em Ingles

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A ordem dos adjetivos é uma das regras gramaticais mais importantes e difíceis na língua inglesa. É importante entender a ordem correta dos adjetivos para se comunicar com clareza e fluência em Inglês.

O método Sala de Aula Invertida será utilizado nesta aula, o que significa que o aluno será o protagonista da própria aprendizagem. Cada estudante irá desenvolver um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que permitirá a avaliação do próprio trabalho e incentivará a reflexão sobre o processo de aprendizagem.


  1. Etapa 1 - Preparação (antes do dia da atividade)

    Os alunos utilizarão recursos digitais indicados pelo professor, como vídeos educativos ou apresentações em sites, para aprender a ordem dos adjetivos e construir sua própria compreensão inicial sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Introdução (no dia da atividade)

    Introduza o tema, explicando a importância da ordem dos adjetivos em Inglês e como ela é usada na comunicação. Dê exemplos em frases simples para exemplificar a ordem dos adjetivos.

  3. Etapa 3 - Atividade prática

    Os alunos devem elaborar um roteiro de conversação, em que aplicarão a ordem dos adjetivos em Inglês.

    Professor, sugira que os alunos planejem uma entrevista imaginária com um amigo estrangeiro, utilizando a ordem dos adjetivos em suas perguntas.


  4. Etapa 4 - Revisão

    Após a atividade prática, cada aluno deve revisar o roteiro produzido em grupos e fazer uma autoavaliação, usando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

  5. Etapa 5 - Feedback

    Professor, forneça feedback para os alunos, destacando seus pontos fortes e áreas em que precisam melhorar. Os alunos terão a oportunidade de pedir esclarecimentos e feedback adicional.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre sua experiência de aprendizagem usando seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs. Eles compartilharão suas reflexões em grupos ou em todo o grupo classe.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula com um resumo do que foi aprendido e de como a atividade prática contribuiu para a compreensão da ordem dos adjetivos em Inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação dos alunos em Inglês
  • Capacitar os alunos a aplicar a ordem correta dos adjetivos em suas próprias conversas
  • Desenvolver habilidades de autoavaliação e reflexão dos alunos

Critérios de avaliação

  • Uso correto da ordem dos adjetivos em inglês na atividade prática
  • Qualidade do roteiro de conversação apresentado pelo aluno
  • Participação ativa e engajamento na atividade prática e na reflexão final

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva
  • Fornecer feedback constante aos alunos durante a atividade prática
  • Estimular a reflexão e autoavaliação dos alunos por meio do uso do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade prática
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas no processo de revisão
  • Utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar seu próprio desempenho e reflexão sobre sua experiência de aprendizagem.