Aula sobre Ordinal Numbers Numeros Ordinais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Os números ordinais são essenciais no aprendizado do inglês, pois são muito utilizados para indicar a posição de pessoas, objetos ou eventos em uma sequência, bem como datas. Nesta atividade, os alunos vão aprender como utilizar e escrever os números ordinais a partir da criação de um diário de bordo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor(a), inicie a aula explicando o que são os números ordinais e dando exemplos de situações onde são usados em Inglês.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e entrega dos temas

    Divida a turma em grupos. Cada grupo terá que investigar um tipo de situação/tema em que os números ordinais são adotados (ex: posições, datas, etc).

  3. Etapa 3 - Mergulhando no tema

    Cada grupo deverá escrever uma descrição do tema em seu diário de bordo, registrando exemplos de usos de números ordinais relacionados ao tema que receberam. Explique que o uso do diário de bordo é uma ótima ferramenta para desenvolver a habilidade de escrita em inglês e a organização textual.

  4. Etapa 4 - Geração de exemplos

    O grupo deve fazer brainstorming, ou seja, pensar no maior número de exemplos de uso de números ordinais ligados ao tema recebido.

  5. Etapa 5 - Revisão e apresentação

    O grupo deve revisar e corrigir a escrita do diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Avaliação final

    O professor deve avaliar o desempenho dos grupos durante a atividade, observando critérios como participação, trabalho em equipe, criatividade, escrita em inglês e qualidade dos exemplos propostos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Despertar o interesse dos alunos pelo tema;
  • Apresentar de forma clara e objetiva o conteúdo que será trabalhado;
  • Estimular a escrita em inglês, desenvolvendo a capacidade de revisão e correção de texto;
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos;
  • Estimular a participação dos alunos na aula e o pensamento criativo.

Critérios de avaliação

  • Uso correto dos números ordinais;
  • Qualidade da revisão e correção do texto em Inglês;
  • Participação dos alunos;
  • Trabalho em equipe;
  • Criatividade.

Ações do professor

  • Explicar sobre os números ordinais e mostrar exemplos de como utilizá-los;
  • Dividir a turma em grupos e explicar as etapas da atividade.
  • Incentivar a participação dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos grupos durante a atividade;
  • Dar feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Descrever o tema recebido no diário de bordo.
  • Revisar e corrigir o texto do diário de bordo;
  • Quantidade e qualidade das alternativas geradas.