Aula sobre Ordinal Numbers Numeros Ordinais
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Os números ordinais são essenciais no aprendizado do inglês, pois são muito utilizados para indicar a posição de pessoas, objetos ou eventos em uma sequência, bem como datas. Nesta atividade, os alunos vão aprender como utilizar e escrever os números ordinais a partir da criação de um diário de bordo.
Etapa 1 - Introdução
Professor(a), inicie a aula explicando o que são os números ordinais e dando exemplos de situações onde são usados em Inglês.Etapa 2 - Divisão dos grupos e entrega dos temas
Divida a turma em grupos. Cada grupo terá que investigar um tipo de situação/tema em que os números ordinais são adotados (ex: posições, datas, etc).Etapa 3 - Mergulhando no tema
Cada grupo deverá escrever uma descrição do tema em seu diário de bordo, registrando exemplos de usos de números ordinais relacionados ao tema que receberam. Explique que o uso do diário de bordo é uma ótima ferramenta para desenvolver a habilidade de escrita em inglês e a organização textual.Etapa 4 - Geração de exemplos
O grupo deve fazer brainstorming, ou seja, pensar no maior número de exemplos de uso de números ordinais ligados ao tema recebido.Etapa 5 - Revisão e apresentação
O grupo deve revisar e corrigir a escrita do diário de bordo.Etapa 6 - Avaliação final
O professor deve avaliar o desempenho dos grupos durante a atividade, observando critérios como participação, trabalho em equipe, criatividade, escrita em inglês e qualidade dos exemplos propostos.
Intencionalidades pedagógicas
- Despertar o interesse dos alunos pelo tema;
- Apresentar de forma clara e objetiva o conteúdo que será trabalhado;
- Estimular a escrita em inglês, desenvolvendo a capacidade de revisão e correção de texto;
- Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos;
- Estimular a participação dos alunos na aula e o pensamento criativo.
Critérios de avaliação
- Uso correto dos números ordinais;
- Qualidade da revisão e correção do texto em Inglês;
- Participação dos alunos;
- Trabalho em equipe;
- Criatividade.
Ações do professor
- Explicar sobre os números ordinais e mostrar exemplos de como utilizá-los;
- Dividir a turma em grupos e explicar as etapas da atividade.
- Incentivar a participação dos alunos.
- Avaliar o desempenho dos grupos durante a atividade;
- Dar feedback aos alunos.
Ações do aluno
- Descrever o tema recebido no diário de bordo.
- Revisar e corrigir o texto do diário de bordo;
- Quantidade e qualidade das alternativas geradas.