Aula sobre Ordinal Numbers Numeros Ordinais

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Os números ordinais são essenciais para descrever a ordem de eventos e objetos, como corridas, colocação em competições e dias do calendário. Eles são muito importantes no nosso cotidiano, por exemplo: o primeiro, segundo e terceiro lugares em uma competição.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor introduz o objetivo da atividade e explica o tema dos números ordinais. É importante que os alunos saibam os números ordinais em inglês antes de começar, por isso revise o conceito por meio de exemplos práticos, como:

    \- A sequência das salas de aula no corredor

    \- Datas importantes, como o dia de nascimento de alguém ou o aniversário da escola

    \- A ordem dos dias da semana

    \- Os melhores lugares da cidade


  2. Etapa 2 - Apresentação da Dinâmica dos 3 Qs

    Apresente a Dinâmica dos 3 Qs e explique cada campo de preenchimento. O objetivo é que os alunos preencham o modelo da Dinâmica dos 3 Qs durante e após a atividade.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Os alunos são divididos em grupos e recebem a missão de inventar uma história que inclua números ordinais em inglês.

    Para isso, devem usar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs, preenchendo cada campo do modelo com informações úteis para a história que criaram.


  4. Etapa 4 - Apresentação das histórias

    Cada grupo apresenta sua história para a turma. Após, os demais alunos devem dar sugestões para o campo "Que tal" do modelo do Dinâmica dos 3 Qs.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Professor, encerre a aula reforçando o aprendizado e destacando as habilidades desenvolvidas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de organizar texto em unidades de sentido
  • Compreensão e uso adequado dos números ordinais em inglês
  • Trabalho em grupo e colaboração

Critérios de avaliação

  • Uso adequado dos números ordinais
  • Coerência e coesão do texto
  • Participação e colaboração na atividade em grupo

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto e apresentar exemplos práticos
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los no desenvolvimento da atividade
  • Avaliar e fornecer feedback aos alunos

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar na criação da história
  • Preencher adequadamente o modelo do Dinâmica dos 3 Qs
  • Participar ativamente da apresentação e avaliação das histórias.