Aula sobre Ordinal Numbers Numeros Ordinais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os números ordinais são usados para indicar uma posição ou ordem em uma série, por exemplo: primeiro (1º), segundo (2º), terceiro (3º), etc. Professor(a), faça uso de exemplos práticos e tangíveis para que os alunos fixem melhor o aprendizado dos números ordinais, como ao organizar uma fila, fazer uma lista de tarefas ou de compras, ou marcar os dias no calendário

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando que os alunos irão aprender sobre números ordinais em inglês e sua importância na comunicação. Entregue aos alunos uma folha com o modelo do mapa de empatia.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos vão preencher os campos do mapa de empatia com as informações referentes ao uso dos números ordinais. O professor pode auxiliá-los com perguntas, como: "Onde você já viu o uso dos números ordinais em Inglês?" ou "Qual a importância dos números ordinais na comunicação em Inglês?".

  3. Etapa 3 - Brainstorming em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão pensar em situações que envolvam o uso dos números ordinais em Inglês. Cada grupo terá a tarefa de criar uma lista com, no mínimo, 5 situações diferentes.

  4. Etapa 4 - Seleção das situações

    Os grupos apresentarão suas listas e, em conjunto com o professor, selecionam algumas situações que serão trabalhadas a seguir.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos terão que criar em grupo uma história com as situações selecionadas na etapa anterior, utilizando números ordinais em Inglês. Estimule a criatividade e a participação ativa de todos os membros dos grupos.

  6. Etapa 6 - Socialização das histórias

    Os grupos apresentarão suas histórias, utilizando de criatividade nas apresentações.

  7. Etapa 7 - Sistematização do aprendizado

    O professor fará uma revisão sobre os números ordinais em inglês e suas aplicações, além de retomar os principais pontos trabalhados durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a utilização dos números ordinais em Inglês;
  • Estimular a criatividade dos alunos;
  • Desenvolver habilidades em trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Criatividade na elaboração das histórias.
  • Compreensão do uso dos números ordinais em Inglês.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos em todas as atividades.
  • Realizar a revisão sobre os números ordinais em inglês.
  • Orientar os alunos quanto às dúvidas e sugestões.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Contribuir para a elaboração das histórias em grupo.
  • Tirar dúvidas e dar sugestões durante as etapas da aula.