Aula sobre Ordinal Numbers Numeros Ordinais
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
(10 minutos)
Apresente o tema "Ordinal Numbers" e explique o que são e para que são utilizados em inglês.
Dê alguns exemplos práticos para que os alunos possam entender melhor.
Etapa 1 - Contextualização (10 minutos)
Apresente o tema "Ordinal Numbers" e explique o que são e para que são utilizados em inglês.Dê alguns exemplos práticos para que os alunos possam entender melhor.
Etapa 2 - Gamificação (5 minutos)
Explique a metodologia ativa de gamificação e sua aplicação, pensada para tornar a aula sobre "Ordinal Numbers" mais envolvente e divertida. Além disso, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades importantes como a criatividade, a colaboração e a capacidade de organização textual.Etapa 3 - Criação de Mapas de Registro (20 minutos)
Distribua folhas de papel e peça para que os alunos criem um mapa de registro contendo as informações do jogo educativo que deverão criar. Explique como deve ser preenchido cada campo do mapa de registro.Etapa 4 - Orientação (40 minutos)
Auxilie e oriente os alunos durante a criação do jogo educativo. Faça perguntas para estimular a criatividade dos alunos e aponte possíveis melhorias.Etapa 5 - Preparação da Apresentação (20 minutos)
Peça para que os alunos preparem a apresentação do jogo educativo de forma clara e objetiva. Explique que a apresentação deve conter todas as informações contidas no mapa de registro.Etapa 6 - Apresentação dos Jogos (30 minutos)
Coordene a apresentação dos jogos criados pelos alunos: cada grupo terá um tempo máximo de 5 minutos para apresentar seu jogo educativo. Em seguida, peça para que os alunos avaliem os jogos criados pelos colegas, segundo os critérios estabelecidos.Etapa 7 - Encerramento (5 minutos)
Finalize ressaltando a importância da utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender e usar números ordinais em Inglês.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de jogos educativos.
- Despertar o interesse dos alunos pela língua inglesa por meio de uma metodologia ativa e envolvente.
Critérios de avaliação
- Habilidade dos alunos em compreender e utilizar os números ordinais em Inglês.
- Criatividade e originalidade na criação do jogo educativo.
- Participação e colaboração dos alunos durante as atividades propostas.
Ações do professor
- Explicar o que são números ordinais e para que são utilizados em inglês.
- Apresentar a metodologia ativa de gamificação e sua aplicação na aula.
- Propor a atividade e auxiliar os alunos na criação dos mapas de registro.
- Auxiliar e orientar os alunos durante a criação do jogo educativo.
- Coordenar a apresentação dos jogos criados pelos alunos e avalie segundo os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Participação ativa nas atividades propostas pelo professor.
- Criação do mapa de registro contendo as informações do jogo educativo.
- Criação de um jogo educativo envolvente e criativo utilizando números ordinais em inglês.
- Apresentação do jogo criado de forma clara e objetiva para a turma.
- Participação na avaliação dos jogos criados pelos colegas.