Aula sobre Ordinal Numbers Numeros Ordinais

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


(10 minutos)

Apresente o tema "Ordinal Numbers" e explique o que são e para que são utilizados em inglês.

Dê alguns exemplos práticos para que os alunos possam entender melhor.


  1. Etapa 1 - Contextualização (10 minutos)

    Apresente o tema "Ordinal Numbers" e explique o que são e para que são utilizados em inglês.

    Dê alguns exemplos práticos para que os alunos possam entender melhor.


  2. Etapa 2 - Gamificação (5 minutos)

    Explique a metodologia ativa de gamificação e sua aplicação, pensada para tornar a aula sobre "Ordinal Numbers" mais envolvente e divertida. Além disso, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades importantes como a criatividade, a colaboração e a capacidade de organização textual.

  3. Etapa 3 - Criação de Mapas de Registro (20 minutos)

    Distribua folhas de papel e peça para que os alunos criem um mapa de registro contendo as informações do jogo educativo que deverão criar. Explique como deve ser preenchido cada campo do mapa de registro.

  4. Etapa 4 - Orientação (40 minutos)

    Auxilie e oriente os alunos durante a criação do jogo educativo. Faça perguntas para estimular a criatividade dos alunos e aponte possíveis melhorias.

  5. Etapa 5 - Preparação da Apresentação (20 minutos)

    Peça para que os alunos preparem a apresentação do jogo educativo de forma clara e objetiva. Explique que a apresentação deve conter todas as informações contidas no mapa de registro.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Jogos (30 minutos)

    Coordene a apresentação dos jogos criados pelos alunos: cada grupo terá um tempo máximo de 5 minutos para apresentar seu jogo educativo. Em seguida, peça para que os alunos avaliem os jogos criados pelos colegas, segundo os critérios estabelecidos.

  7. Etapa 7 - Encerramento (5 minutos)

    Finalize ressaltando a importância da utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender e usar números ordinais em Inglês.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de jogos educativos.
  • Despertar o interesse dos alunos pela língua inglesa por meio de uma metodologia ativa e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Habilidade dos alunos em compreender e utilizar os números ordinais em Inglês.
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo educativo.
  • Participação e colaboração dos alunos durante as atividades propostas.

Ações do professor

  • Explicar o que são números ordinais e para que são utilizados em inglês.
  • Apresentar a metodologia ativa de gamificação e sua aplicação na aula.
  • Propor a atividade e auxiliar os alunos na criação dos mapas de registro.
  • Auxiliar e orientar os alunos durante a criação do jogo educativo.
  • Coordenar a apresentação dos jogos criados pelos alunos e avalie segundo os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participação ativa nas atividades propostas pelo professor.
  • Criação do mapa de registro contendo as informações do jogo educativo.
  • Criação de um jogo educativo envolvente e criativo utilizando números ordinais em inglês.
  • Apresentação do jogo criado de forma clara e objetiva para a turma.
  • Participação na avaliação dos jogos criados pelos colegas.