Aula sobre Ordinal Numbers Numeros Ordinais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução e explicação das estações
Professor(a), introduza o tema e faça um brainstorming com a turma, perguntando sobre onde e em que situações usamos os números ordinais. Em seguida, dê exemplos de uso de números ordinais em Inglês.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos e explique que cada grupo permanecerá por 20 minutos em cada estação, previamente preparada nas diferentes áreas da sala de aula.Após o tempo, os grupos trocam de estação. A atividade segue até que todos os grupos tenham passado por todas as estações.
Etapa 3 - Desenvolvimento das atividades em cada estação
Estação 1 - Jogo de cartas:Cada grupo receberá um conjunto de cartas com números ordinais em Inglês, que podem ser dos seguintes jogos: dominó, jogo da memória, pescaria, entre outros. O objetivo desta estação é que os alunos possam memorizar os números ordinais de uma forma lúdica.
Estação 2 - Narrativa embaralhada:
Distribua uma notícia sobre um evento esportivo ou uma lista de classificação de alunos na escola com os números ordinais embaralhados.
Em duplas, os alunos deverão decodificar a notícia e reescrevê-la na ordem correta.
O objetivo desta estação é que os alunos possam associar os números ordinais a situações cotidianas e a como eles são usados dentro das frases.
Estação 3 - Jogo de Tabuleiro:
Disponibilize um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas sobre números ordinais em inglês. Os alunos deverão jogar em duplas, e a cada pergunta respondida corretamente avançarão no jogo. O objetivo desta estação é que os alunos possam fixar os números ordinais em inglês de uma forma mais dinâmica.
Estação 4 - Arte e Criatividade:
Disponibilize materiais de arte, como papel sulfite, lápis de cor, canetinhas e tesoura. Os alunos deverão criar uma tirinha ou história em quadrinhos utilizando os números ordinais em inglês.O objetivo desta estação é que os alunos possam praticar a escrita criativa em inglês.
Etapa 4 - Conclusão
Professor, conclua a aula reforçando a importância dos números ordinais em Inglês e incentivando os alunos a praticarem esse conhecimento em situações cotidianas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender e utilizar os números ordinais em inglês, permitindo uma comunicação mais precisa na língua.
- Estimular o aprendizado de forma lúdica e criativa, por meio de jogos, atividades artísticas e narrativas.
- Promover a colaboração entre os alunos, por meio do trabalho em grupos e estações de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos em todas as estações.
- Demonstração de entendimento sobre os números ordinais em Inglês.
- Utilização adequada da escrita e gramática.
Ações do professor
- Preparar o material necessário para as estações.
- Orientar e supervisionar as atividades realizadas pelos alunos.
- Estimular o uso do Inglês em todas as estações.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as estações propostas.
- Colaborar com os colegas de grupo.
- Utilizar o Inglês em todas as atividades propostas.