Aula sobre Ordinal Numbers Numeros Ordinais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Números ordinais são utilizados para indicar a posição ou ordem de algo em uma série. Eles são muito importantes em situações cotidianas, como em eventos esportivos, datas comemorativas e até mesmo em listas de classificação de alunos na escola. Aprender sobre os números ordinais é fundamental para que os alunos possam se comunicar de forma mais precisa em Inglês.

  1. Etapa 1 - Introdução e explicação das estações

    Professor(a), introduza o tema e faça um brainstorming com a turma, perguntando sobre onde e em que situações usamos os números ordinais. Em seguida, dê exemplos de uso de números ordinais em Inglês.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos e explique que cada grupo permanecerá por 20 minutos em cada estação, previamente preparada nas diferentes áreas da sala de aula.

    Após o tempo, os grupos trocam de estação. A atividade segue até que todos os grupos tenham passado por todas as estações.


  3. Etapa 3 - Desenvolvimento das atividades em cada estação

    Estação 1 - Jogo de cartas:

    Cada grupo receberá um conjunto de cartas com números ordinais em Inglês, que podem ser dos seguintes jogos: dominó, jogo da memória, pescaria, entre outros. O objetivo desta estação é que os alunos possam memorizar os números ordinais de uma forma lúdica.

    Estação 2 - Narrativa embaralhada:

    Distribua uma notícia sobre um evento esportivo ou uma lista de classificação de alunos na escola com os números ordinais embaralhados.

    Em duplas, os alunos deverão decodificar a notícia e reescrevê-la na ordem correta.

    O objetivo desta estação é que os alunos possam associar os números ordinais a situações cotidianas e a como eles são usados dentro das frases.

    Estação 3 - Jogo de Tabuleiro:

    Disponibilize um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas sobre números ordinais em inglês. Os alunos deverão jogar em duplas, e a cada pergunta respondida corretamente avançarão no jogo. O objetivo desta estação é que os alunos possam fixar os números ordinais em inglês de uma forma mais dinâmica.

    Estação 4 - Arte e Criatividade:

    Disponibilize materiais de arte, como papel sulfite, lápis de cor, canetinhas e tesoura. Os alunos deverão criar uma tirinha ou história em quadrinhos utilizando os números ordinais em inglês.O objetivo desta estação é que os alunos possam praticar a escrita criativa em inglês.


  4. Etapa 4 - Conclusão

    Professor, conclua a aula reforçando a importância dos números ordinais em Inglês e incentivando os alunos a praticarem esse conhecimento em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender e utilizar os números ordinais em inglês, permitindo uma comunicação mais precisa na língua.
  • Estimular o aprendizado de forma lúdica e criativa, por meio de jogos, atividades artísticas e narrativas.
  • Promover a colaboração entre os alunos, por meio do trabalho em grupos e estações de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as estações.
  • Demonstração de entendimento sobre os números ordinais em Inglês.
  • Utilização adequada da escrita e gramática.

Ações do professor

  • Preparar o material necessário para as estações.
  • Orientar e supervisionar as atividades realizadas pelos alunos.
  • Estimular o uso do Inglês em todas as estações.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as estações propostas.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Utilizar o Inglês em todas as atividades propostas.