Aula sobre Organelas Celulares

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


As organelas celulares são estruturas presentes nas células que desempenham funções específicas. Elas podem ser encontradas em diversos seres vivos, desde bactérias até animais e plantas. É importante que os alunos entendam a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo sobre as organelas celulares, com foco nos campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e sua importância para a compreensão do funcionamento dos seres vivos. Faça uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas ideias e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Aprendizagem Baseada em Projetos

    Divida os alunos em grupos de quatro alunos. Em seguida, explique o funcionamento do diário de bordo. Depois, peça para que os alunos criem seu próprio modelo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos terão um tempo para pesquisar sobre as organelas celulares e suas funções. O professor poderá disponibilizar materiais didáticos, como livros e artigos, ou utilizar recursos digitais, como vídeos e sites educativos.

  4. Etapa 4 - Esquematização

    Os alunos devem escolher uma organela e produzir um protótipo de sua estrutura. Este protótipo pode ser em 3D no formato de maquete, ou pode ser um desenho esquematizando.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deve preencher totalmente seu diário de bordo para a turma. Em seguida, devem compartilhar seu protótipo de organela e seu diário de bordo, compartilhando o que aprenderam e tirar dúvidas sobre os temas apresentados.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar suas impressões e ideias sobre as organelas celulares.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e reforce a importância do tema para a compreensão do funcionamento dos seres vivos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Despertar a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade e criatividade na criação do diário de bordo.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos temas.
  • Coerência e organização nas informações apresentadas.
  • Habilidade em trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.

Ações do professor

  • Planejar e organizar a aula com antecedência.
  • Orientar e auxiliar os alunos durante a criação do diário de bordo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Realizar uma síntese dos principais pontos discutidos na aula.
  • Fomentar a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das discussões em grupo.
  • Realizar pesquisas sobre as organelas celulares e suas funções.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas na criação do diário de bordo.
  • Criar um diário de bordo criativo e bem estruturado.
  • Apresentar de forma clara e objetiva os temas abordados.