Aula sobre Organelas Celulares

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


As organelas celulares são estruturas encontradas nas células dos seres vivos que possuem funções específicas para o bom funcionamento do organismo. Por exemplo, a mitocôndria é responsável pela produção de energia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as diferentes organelas celulares e sua função, utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Entre Pares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula introduzindo o tema e perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre as organelas celulares. Em seguida, explique as organelas estão presentes em todos os seres vivos e garantem o funcionamento da célula e, consequentemente, do organismo.

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a turma em grupos de 4 alunos. Em seguida, explique a atividade proposta.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, com os critérios de avaliação de organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Forneça um modelo de template para orientar os alunos.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre uma organela celular específica e anotar as informações principais sobre sua função e estrutura em uma folha.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua organela celular, falando sobre suas funções e como é sua estrutura, além de citar em quais tipos celulares está presente. Os demais grupos devem avaliar o desempenho do grupo apresentador.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, os alunos devem se reunir em seus grupos para discutir as informações aprendidas e avaliar o desempenho geral de sua própria equipe.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma conclusão sobre as organelas celulares, destacando a importância de cada uma para o funcionamento da célula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células
  • Reconhecer as diferentes organelas
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em equipe.
  • Fomentar a criatividade e a capacidade de avaliação crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos.
  • Fornecer uma folha de papel ofício para cada grupo.
  • Fornecer um modelo de template de avaliação para orientar os alunos.
  • Orientar os alunos durante a atividade.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre uma organela celular específica.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar sua organela celular e seu template de avaliação para os demais grupos.
  • Avaliar o desempenho dos grupos apresentadores.
  • Discutir as informações aprendidas e avaliar o desempenho geral de sua própria equipe.