Aula sobre Organelas Celulares
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
As células são a unidade básica da vida e são responsáveis por todas as funções que ocorrem nos seres vivos. As organelas celulares são estruturas que desempenham funções específicas dentro da célula, como a produção de energia, a síntese de proteínas e a eliminação de resíduos. É importante que os estudantes entendam a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Aquecimento
Inicie a aula com uma atividade de aquecimento, realizando perguntas sobre células e organelas celulares, como “O que é uma célula?” ou “Quais tipos de células existem?”. O objetivo é revisar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema.Etapa 2 - Organização
Divida a turma em grupos de quatro a cinco alunos. Em seguida, explique a atividade. Explique, também, a metodologia utilizada.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos devem criar um esboço das organelas que conhecem e suas funções. Eles podem consultar imagens no livro didático, ou você pode disponibilizar exemplos.Etapa 4 - Decidir
Cada grupo deve escolher um tipo celular (bactéria, animla ou vegetal) para criar um modelo de célula.Etapa 5 - Prototipar
Cada grupo deve construir sua célula modelo. Nesta maquete, eles devem produzir as organelas e identificá-las. Oriente os alunos neste processo. Previamente peça aos alunos para trazerem materiais como barbante, garrafas, papelão, fita adesiva, canetinhas, entre outros.Etapa 6 - Testar
Ao final da aula, os grupos devem apresentar suas células modelo para a turma e os alunos podem fazer perguntas e discutir as diferenças e semelhanças entre as células criadas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese do diferentes tipos celulares e as organelas presentes em cada uma. Relembre, também, a importância das organelas para as células e as funções delas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Utilizar a metodologia ativa Design Sprint para incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade de aquecimento.
- Correção e clareza das respostas no esboço da célula.
- Coerência na escolha das organelas celulares para a célula modelo.
- Criatividade e qualidade na construção da célula modelo.
- Participação dos alunos durante a apresentação das células modelo.
Ações do professor
- Disponibilizar o material de apoio para os alunos em uma plataforma digital.
- Orientar os alunos durante a atividade de esboço e decisão.
- Supervisionar a construção das células modelo e auxiliar em caso de dúvidas ou dificuldades.
- Estimular a participação dos alunos e incentivar a discussão em grupo.
- Avaliar as células modelo e dar feedback aos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade de aquecimento.
- Contribuir na criação do esboço da célula.
- Participar da discussão em grupo para decidir as organelas da célula modelo.
- Construir a célula modelo com criatividade e qualidade.
- Apresentar a célula modelo para a turma e participar da discussão final.