Aula sobre Organelas Celulares

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As células são a unidade básica da vida e são responsáveis por todas as funções que ocorrem nos seres vivos. As organelas celulares são estruturas que desempenham funções específicas dentro da célula, como a produção de energia, a síntese de proteínas e a eliminação de resíduos. É importante que os estudantes entendam a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a aula com uma atividade de aquecimento, realizando perguntas sobre células e organelas celulares, como “O que é uma célula?” ou “Quais tipos de células existem?”. O objetivo é revisar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a turma em grupos de quatro a cinco alunos. Em seguida, explique a atividade. Explique, também, a metodologia utilizada.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos devem criar um esboço das organelas que conhecem e suas funções. Eles podem consultar imagens no livro didático, ou você pode disponibilizar exemplos.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo deve escolher um tipo celular (bactéria, animla ou vegetal) para criar um modelo de célula.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Cada grupo deve construir sua célula modelo. Nesta maquete, eles devem produzir as organelas e identificá-las. Oriente os alunos neste processo. Previamente peça aos alunos para trazerem materiais como barbante, garrafas, papelão, fita adesiva, canetinhas, entre outros.

  6. Etapa 6 - Testar

    Ao final da aula, os grupos devem apresentar suas células modelo para a turma e os alunos podem fazer perguntas e discutir as diferenças e semelhanças entre as células criadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese do diferentes tipos celulares e as organelas presentes em cada uma. Relembre, também, a importância das organelas para as células e as funções delas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Utilizar a metodologia ativa Design Sprint para incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade de aquecimento.
  • Correção e clareza das respostas no esboço da célula.
  • Coerência na escolha das organelas celulares para a célula modelo.
  • Criatividade e qualidade na construção da célula modelo.
  • Participação dos alunos durante a apresentação das células modelo.

Ações do professor

  • Disponibilizar o material de apoio para os alunos em uma plataforma digital.
  • Orientar os alunos durante a atividade de esboço e decisão.
  • Supervisionar a construção das células modelo e auxiliar em caso de dúvidas ou dificuldades.
  • Estimular a participação dos alunos e incentivar a discussão em grupo.
  • Avaliar as células modelo e dar feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade de aquecimento.
  • Contribuir na criação do esboço da célula.
  • Participar da discussão em grupo para decidir as organelas da célula modelo.
  • Construir a célula modelo com criatividade e qualidade.
  • Apresentar a célula modelo para a turma e participar da discussão final.