Aula sobre Organelas Celulares

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


As células são as unidades básicas da vida, presentes em todos os seres vivos, incluindo plantas, animais e humanos. As organelas são estruturas dentro das células que têm funções específicas. Por exemplo, a mitocôndria é a organela responsável pela produção de energia celular e o núcleo contém o material genético da célula. As organelas celulares são essenciais para a sobrevivência e o bom funcionamento dos seres vivos. Ao utilizar a metodologia do Ensino Híbrido, os alunos são incentivados a criar um registro de aprendizagem, que ajudará a fixar o conteúdo e a identificar o que ainda precisa ser estudado.

  1. Etapa 1 - Atividade

    Explique aos alunos a atividade proposta e o funcionamento do template de registro de aprendizagem. Em seguida, peça para criarem seus próprios templates com os campos de Check-in e Check-out, para que possam registrar suas reflexões e aprendizados durante a aula.

  2. Etapa 2 - Check-in

    Inicie a aula com uma breve discussão sobre a importância das células e como elas são organizadas. Para estimular a participação dos alunos faça perguntas como “Do que nosso corpo é feito?” ou “Como nosso corpo sabe o que precisa fazer?”

  3. Etapa 3 - Introdução às organelas celulares

    Apresente as principais organelas celulares, suas funções e onde elas são encontradas nas células. Os alunos devem registrar as informações no template.

  4. Etapa 4 - Atividade em grupo

    Divida os alunos em grupos de quatro alunos. Cada grupo deve escolher uma organela celular e pesquisar as funções, localização e importância da organela escolhida.

  5. Etapa 5 - Apresentação em grupo

    Cada grupo deve apresentar suas pesquisas e compartilhar as informações com a turma. Os demais alunos devem registrar as informações no template.

  6. Etapa 6 - Check-out

    O professor deve finalizar a aula com uma discussão sobre a importância das organelas celulares e como elas são importantes para a vida dos seres vivos. Os alunos devem registrar no template o que aprenderam durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação de informações de forma colaborativa.
  • Incentivar a criação de um registro de aprendizagem para ajudar os alunos a fixar o conteúdo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante as atividades em grupo.
  • Qualidade da pesquisa e da apresentação da organela celular escolhida.
  • Completude e qualidade do registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Fornecer materiais de apoio para a pesquisa.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Incentivar a criação do registro de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar a pesquisa sobre a organela celular escolhida.
  • Registrar as informações no template de registro de aprendizagem.