Aula sobre Organelas Celulares
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
As células são as unidades básicas da vida. Elas são responsáveis por todas as funções dos seres vivos, incluindo a respiração, a digestão e a reprodução. As organelas celulares são estruturas que estão presentes dentro das células e desempenham funções específicas. Nesta aula, os alunos vão aprender sobre as principais organelas celulares e como elas trabalham juntas para manter as células funcionando corretamente.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Inicie a aula com uma breve introdução sobre organelas celulares e sua importância para a vida. Estimule uma discussão em grupo sobre o que os alunos já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Mapa conceitual
Divida os alunos em grupos e peça para criarem um mapa conceitual sobre as organelas. Oriente os alunos durante a criação do mapa. Eles devem pesquisar sobre as organelas, procurando suas funções.Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos na discussão.Etapa 4 - Debate em grupo
Faça uma roda de conversa para que os grupos compartilhem suas conclusões sobre a importância das organelas celulares para o funcionamento dos seres vivos. Você pode fazer perguntas sobre o tema e incentivar a participação de todos os alunos usando situações como “O que acontece com as células de nossa pele quando nos machucamos?Etapa 5 - Atividade de fixação
Mostre imagens de células e peça para que os alunos identifiquem as organelas celulares que conseguem reconhecer. Peça para os alunos comentarem sobre o que aprenderam. De forma opcional, você pode pedir para que os alunos escrevam um resumo sobre o que aprenderam e compartilhem com a turma.Etapa 6 - Encerramento
Encerre a aula com uma revisão dos principais pontos abordados durante a aula e uma reflexão sobre o que foi aprendido.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais e visualizar as informações de forma organizada.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a discussão em grupo.
- Qualidade e organização do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Compreensão dos alunos sobre as organelas celulares e suas funções.
- Participação dos alunos durante o debate em grupo.
Ações do professor
- Incentivar a participação de todos os alunos durante a aula.
- Dar suporte aos alunos durante a criação do mapa conceitual.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
- Incentivar a reflexão e a revisão dos principais pontos abordados durante a aula.
- Fornecer exemplos práticos para ajudar os alunos a entender o assunto.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um mapa conceitual organizado e claro sobre o tema.
- Participar do debate em grupo e contribuir com ideias e opiniões.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas durante a criação do mapa conceitual.