Aula sobre Orgaos Dos Sentidos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os órgãos dos sentidos são fundamentais para a nossa percepção do mundo ao nosso redor. Eles nos permitem ver, ouvir, cheirar, saborear e tocar tudo o que nos rodeia, além de nos alertar sobre perigos e nos ajudar a coordenar nossas ações. Nesta aula, serão estudados esses órgãos do sentido e aprender como eles funcionam. Para isso, será utilizadaa metodologia ativa de Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor como os órgãos do sentido afetam a vida das pessoas.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explicar a importância dos órgãos dos sentidos para a nossa vida cotidiana. Utiliza também exemplos práticos, como a importância da visão para ler um livro ou da audição para ouvir música.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão trabalhar em grupo para criar um mapa de empatia sobre como uma pessoa com deficiência visual ou auditiva vive e se relaciona com o mundo ao seu redor. Eles devem preencher o mapa com informações sobre o que essa pessoa pensa e sente, o que ela escuta, o que ela fala e faz, o que ela vê, suas dores e ganhos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos irão apresentar seus mapas de empatia para a turma e discutir as diferenças e semelhanças entre eles. Incentive a reflexão sobre como os órgãos dos sentidos influenciam a vida das pessoas e como a falta de um deles pode afetar a percepção do mundo.

  4. Etapa 4 - Estudo dos órgãos dos sentidos

    Apresente a turma informações sobre os órgãos dos sentidos, como funcionam e como se relacionam com o sistema nervoso. Utilize imagens e vídeos para tornar a aula mais interativa e didática.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos irão realizar uma atividade prática para explorar cada um dos órgãos dos sentidos. Por exemplo, eles podem fazer uma experiência para testar a sensibilidade olfativa ou a percepção de cores.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir os resultados da atividade prática e refletir sobre como os órgãos dos sentidos funcionam juntos para nos permitir perceber o mundo ao nosso redor.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância dos órgãos dos sentidos para nossa vida cotidiana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.
  • Estimular a empatia e a reflexão sobre as diferentes formas como as pessoas percebem o mundo ao seu redor.
  • Promover a interatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Capacidade dos alunos em criar e analisar o mapa de empatia.
  • Habilidade dos alunos em justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
  • Desempenho dos alunos na atividade prática.
  • Compreensão geral dos alunos sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a reflexão e a empatia entre os alunos.
  • Utilizar recursos audiovisuais para tornar a aula mais interativa e dinâmica.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância dos órgãos dos sentidos para nossa vida cotidiana.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o mapa de empatia.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar a atividade prática proposta.
  • Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
  • Demonstrar compreensão geral sobre o tema.