Aula sobre Orgaos Dos Sentidos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A aula sobre "Órgãos dos sentidos" é de extrema importância para o entendimento do papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo. Os órgãos dos sentidos são responsáveis por captar informações do ambiente e transmiti-las ao sistema nervoso central, que por sua vez, interpreta e coordena as respostas adequadas. Esse conhecimento é fundamental para entendermos como nosso corpo funciona e como podemos cuidar melhor dele. Nessa aula, os alunos terão a oportunidade de criar um modelo de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos, de forma mais interativa e participativa.

Ensino Híbrido


  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a aula fazendo perguntas aos alunos, como: "O que são órgãos dos sentidos?" "Quais órgãos dos sentidos você conhece?" "Qual é a função dos órgãos dos sentidos?" O objetivo é despertar o interesse dos alunos e avaliar os conhecimentos prévios.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema de forma clara e objetiva, utilizando recursos visuais, como imagens e vídeos, para ilustrar os órgãos dos sentidos e suas funções.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo escolha um órgão dos sentidos para pesquisar e apresentar para a turma, destacando sua função e importância para o corpo humano.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de registro de aprendizagem

    Com a ajuda do professor, os alunos devem criar um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out. O objetivo é que os alunos possam registrar suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula e avaliar seu próprio aprendizado.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos em grupo

    Cada grupo deve apresentar suas pesquisas para a turma, utilizando o modelo de registro de aprendizagem para registrar as dúvidas e aprendizados durante as apresentações.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo sobre as funções dos órgãos dos sentidos e como eles se relacionam com o sistema nervoso.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma síntese do que foi aprendido e incentivando os alunos a continuarem a explorar esse tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
  • Estimular a criatividade e a pesquisa em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe.
  • Estimular o registro de aprendizagem e a autoavaliação.
  • Despertar o interesse dos alunos pelo tema.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na atividade em grupo.
  • Qualidade das apresentações dos grupos.
  • Utilização adequada do modelo de registro de aprendizagem.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Compreensão do papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação dos alunos na atividade em grupo.
  • Auxiliar na criação do modelo de registro de aprendizagem.
  • Incentivar a autoavaliação dos alunos.
  • Estimular a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Realizar a pesquisa sobre o órgão dos sentidos escolhido.
  • Utilizar adequadamente o modelo de registro de aprendizagem.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Avaliar seu próprio aprendizado.