Aula sobre Orgaos Dos Sentidos
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A aula sobre "Órgãos dos sentidos" é de extrema importância para o entendimento do papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo. Os órgãos dos sentidos são responsáveis por captar informações do ambiente e transmiti-las ao sistema nervoso central, que por sua vez, interpreta e coordena as respostas adequadas. Esse conhecimento é fundamental para entendermos como nosso corpo funciona e como podemos cuidar melhor dele. Nessa aula, os alunos terão a oportunidade de criar um modelo de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos, de forma mais interativa e participativa.
Ensino Híbrido
Etapa 1 - Aquecimento
Inicie a aula fazendo perguntas aos alunos, como: "O que são órgãos dos sentidos?" "Quais órgãos dos sentidos você conhece?" "Qual é a função dos órgãos dos sentidos?" O objetivo é despertar o interesse dos alunos e avaliar os conhecimentos prévios.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema de forma clara e objetiva, utilizando recursos visuais, como imagens e vídeos, para ilustrar os órgãos dos sentidos e suas funções.Etapa 3 - Atividade em grupo
Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo escolha um órgão dos sentidos para pesquisar e apresentar para a turma, destacando sua função e importância para o corpo humano.Etapa 4 - Criação do modelo de registro de aprendizagem
Com a ajuda do professor, os alunos devem criar um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out. O objetivo é que os alunos possam registrar suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula e avaliar seu próprio aprendizado.Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos em grupo
Cada grupo deve apresentar suas pesquisas para a turma, utilizando o modelo de registro de aprendizagem para registrar as dúvidas e aprendizados durante as apresentações.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo sobre as funções dos órgãos dos sentidos e como eles se relacionam com o sistema nervoso.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula fazendo uma síntese do que foi aprendido e incentivando os alunos a continuarem a explorar esse tema em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
- Estimular a criatividade e a pesquisa em grupo.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe.
- Estimular o registro de aprendizagem e a autoavaliação.
- Despertar o interesse dos alunos pelo tema.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na atividade em grupo.
- Qualidade das apresentações dos grupos.
- Utilização adequada do modelo de registro de aprendizagem.
- Participação dos alunos na discussão em grupo.
- Compreensão do papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação dos alunos na atividade em grupo.
- Auxiliar na criação do modelo de registro de aprendizagem.
- Incentivar a autoavaliação dos alunos.
- Estimular a discussão em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade em grupo.
- Realizar a pesquisa sobre o órgão dos sentidos escolhido.
- Utilizar adequadamente o modelo de registro de aprendizagem.
- Participar da discussão em grupo.
- Avaliar seu próprio aprendizado.