Aula sobre Orgaos Dos Sentidos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os órgãos dos sentidos são fundamentais para a nossa interação com o mundo ao nosso redor. Eles nos permitem perceber estímulos e interpretá-los, por exemplo, a visão nos permite ver cores, formas e tamanhos, enquanto o olfato nos permite sentir aromas. Nesta aula, serão estudados os órgãos dos sentidos e entender como eles funcionam em conjunto com o sistema nervoso para nos ajudar a compreender o mundo. Para isso, será utilizada a metodologia ativa de gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o tema.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e discuta com os alunos sobre a importância dos órgãos dos sentidos. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para criar o jogo.

  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Os alunos terão 40 minutos para criar o jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre os órgãos dos sentidos. Circule pela sala, auxiliando os grupos e esclarecendo dúvidas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma, explicando as regras e jogando uma rodada.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as perguntas e afirmações apresentadas nos jogos, trocando conhecimentos e ideias.

  5. Etapa 5 - Reforço do conteúdo

    Reforce o conteúdo apresentado nos jogos, abordando pontos que não foram abordados ou que precisam de mais esclarecimentos.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos irão participar de uma atividade prática para experimentar os órgãos dos sentidos. Por exemplo, podem experimentar diferentes sabores de alimentos com os olhos vendados, identificar objetos através do tato, entre outras atividades.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos apresentados e solicitando que os alunos deixem suas impressões e sugestões sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Proporcionar uma aula mais dinâmica e interativa, tornando o aprendizado mais significativo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações apresentadas no jogo.
  • Desenvoltura dos alunos na apresentação do jogo.
  • Participação dos alunos na atividade prática.
  • Capacidade de justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Esclarecer dúvidas e auxiliar os alunos durante a atividade.
  • Reforçar o conteúdo apresentado pelos jogos e pela atividade prática.
  • Estimular a participação e o diálogo entre os alunos.
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Participar da atividade prática.
  • Contribuir para a discussão em grupo.
  • Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.