Aula sobre Orgaos Dos Sentidos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A aula sobre "Órgãos dos sentidos" é relevante para que os alunos entendam como o sistema nervoso coordena as ações motoras e sensoriais do corpo humano. Esse conhecimento é fundamental para que os estudantes possam compreender o funcionamento do corpo humano e entender como ele interage com o ambiente. Para tornar a aula mais interessante, o professor pode trazer exemplos práticos, como imagens, vídeos e até mesmo objetos que os alunos possam manusear e observar. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá permitir que os alunos desenvolvam habilidades de argumentação e análise crítica. A ideia é que os estudantes criem um modelo de juri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo mediador.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema "Órgãos dos sentidos" e explicar aos alunos a importância do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo humano.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre o tema e seus subtópicos. Cada grupo irá escolher um representante para apresentar suas ideias.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar suas ideias e argumentos. O grupo mediador irá fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Os grupos irão debater entre si, com a mediação do grupo mediador. Cada grupo terá 3 minutos para apresentar sua posição e argumentos.

  5. Etapa 5 - Júri

    A banca julgadora irá avaliar as apresentações e o debate e escolherá um grupo vencedor.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância dos órgãos dos sentidos e do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo humano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos nas discussões e debate.
  • Argumentação e coerência dos grupos.
  • Qualidade do trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e objetiva.
  • Mediar as discussões e o debate.
  • Estimular a participação e o trabalho em equipe.

Ações do aluno

  • Participar das discussões e do debate.
  • Trabalhar em equipe.
  • Apresentar argumentos claros e coerentes.