Aula sobre Orgaos Dos Sentidos
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A aula sobre "Órgãos dos sentidos" é relevante para que os alunos entendam como o sistema nervoso coordena as ações motoras e sensoriais do corpo humano. Esse conhecimento é fundamental para que os estudantes possam compreender o funcionamento do corpo humano e entender como ele interage com o ambiente. Para tornar a aula mais interessante, o professor pode trazer exemplos práticos, como imagens, vídeos e até mesmo objetos que os alunos possam manusear e observar. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá permitir que os alunos desenvolvam habilidades de argumentação e análise crítica. A ideia é que os estudantes criem um modelo de juri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo mediador.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Apresentação do tema
O professor irá apresentar o tema "Órgãos dos sentidos" e explicar aos alunos a importância do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo humano.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre o tema e seus subtópicos. Cada grupo irá escolher um representante para apresentar suas ideias.Etapa 3 - Apresentação dos grupos
Cada grupo terá 5 minutos para apresentar suas ideias e argumentos. O grupo mediador irá fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.Etapa 4 - Debate em grupo
Os grupos irão debater entre si, com a mediação do grupo mediador. Cada grupo terá 3 minutos para apresentar sua posição e argumentos.Etapa 5 - Júri
A banca julgadora irá avaliar as apresentações e o debate e escolherá um grupo vencedor.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância dos órgãos dos sentidos e do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo humano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.
- Estimular a participação e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento dos alunos nas discussões e debate.
- Argumentação e coerência dos grupos.
- Qualidade do trabalho em equipe.
Ações do professor
- Explicar o tema de forma clara e objetiva.
- Mediar as discussões e o debate.
- Estimular a participação e o trabalho em equipe.
Ações do aluno
- Participar das discussões e do debate.
- Trabalhar em equipe.
- Apresentar argumentos claros e coerentes.