Aula sobre Orgaos Dos Sentidos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os órgãos dos sentidos são responsáveis por nos permitir perceber o mundo ao nosso redor. São eles: olhos, ouvidos, nariz, língua e pele. Nesta aula, será explorado o papel de cada um desses órgãos e como eles trabalham juntos para nos dar uma compreensão completa do ambiente em que vivemos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema para que os alunos possam compreender melhor o papel dos órgãos dos sentidos.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando a importância dos órgãos dos sentidos para a nossa percepção do mundo. Apresente exemplos práticos e ilustrações para que os alunos possam entender melhor o que será abordado na aula.

  2. Etapa 2 - Vídeo

    Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre os órgãos dos sentidos e suas funções. O vídeo apresentará exemplos práticos e ilustrações para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos, em grupos, criarão um mapa conceitual sobre os órgãos dos sentidos. Cada grupo terá que desenvolver uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. O professor irá auxiliá-los na criação do mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Os alunos terão a oportunidade de comentar e tirar dúvidas sobre os mapas apresentados.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Faça uma discussão com a turma sobre o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise das estruturas básicas e respectivas funções dos órgãos dos sentidos.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Conclua a aula fazendo um breve resumo dos pontos discutidos na aula e incentive os alunos a continuarem explorando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em criar mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Coerência e clareza na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa dos alunos na discussão sobre o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.

Ações do professor

  • Criar um ambiente de aprendizagem participativo e colaborativo.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a discussão e a troca de ideias entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual.
  • Contribuir com ideias e sugestões durante a discussão em grupo.
  • Tirar dúvidas e fazer perguntas para compreender melhor o tema.