Aula sobre Orientacao No Espaco Geografico
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A orientação no espaço geográfico é uma habilidade fundamental para a compreensão do mundo que nos cerca. Ela nos auxilia a entender como nos localizamos em relação a outros lugares e como podemos nos deslocar de um ponto a outro. É uma habilidade que pode ser aplicada em diversas situações do cotidiano, como em viagens, na utilização de mapas e em aplicativos de GPS. Nesta aula, os estudantes irão desenvolver a habilidade de medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas, utilizando a metodologia ativa Design Thinking. Eles irão criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos de um personagem fictício que precisa se deslocar em um determinado espaço geográfico.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Introduza o tema "Orientação no espaço geográfico" explicando sua importância e aplicabilidade em nosso dia a dia. Em seguida, apresente a metodologia Design Thinking e explique como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os estudantes deverão criar um mapa de empatia, a partir das necessidades e desejos de um personagem fictício que precisa se deslocar em um determinado espaço geográfico. Para isso, deverão preencher os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".Etapa 3 - Identificação das escalas
Apresente aos alunos o conceito de escala gráfica e numérica. Em seguida, forneça um mapa para cada um deles e peça para eles identificarem a escala.Etapa 4 - Medição de distâncias
Os estudantes deverão utilizar as escalas identificadas para medirdistâncias entre pontos específicos no mapa fornecido. Eles irão registrar as medidas em uma tabela.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os estudantes irão discutir em grupo as medidas registradas na tabela e comparar com as medidas dos colegas. Eles irão identificar possíveis erros e discutir sobre como evitar esses erros.Etapa 6 - Aplicação prática
Os estudantes irão aplicar os conhecimentos adquiridos em uma situação prática, como por exemplo, calcular a distância entre a escola e a casa de um colega utilizando um mapa.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e a importância da habilidade de orientação no espaço geográfico.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
- Estimular a criatividade e a empatia dos estudantes através do uso da metodologia Design Thinking.
- Promover a colaboração e a discussão em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos estudantes nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos de escalas gráficas e numéricas dos mapas.
- Habilidade em medir distâncias na superfície pelos mapas.
- Habilidade em identificar possíveis erros e discutir sobre como evitá-los.
- Aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
Ações do professor
- Introduzir o tema e a metodologia Design Thinking.
- Explicar sobre as escalas gráficas e numéricas dos mapas.
- Fornecer um mapa para identificação das escalas e medição de distâncias.
- Estimular a discussão em grupo e a colaboração entre os estudantes.
- Encerrar a aula reforçando os conceitos aprendidos.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos de um personagem fictício que precisa se deslocar em um determinado espaço geográfico.
- Identificar as escalas gráficas e numéricas de um mapa fornecido pelo professor.
- Medir as distâncias entre pontos específicos no mapa utilizando as escalas identificadas.
- Discutir em grupo as medidas registradas na tabela e comparar com as medidas dos colegas.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos em uma situação prática.