Aula sobre Orientacao No Espaco Geografico
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A orientação no espaço geográfico é uma habilidade essencial para compreendermos o mundo em que vivemos. Ela nos permite localizar lugares, entender como nos deslocamos e como nos relacionamos com o ambiente. Além disso, é um conhecimento que pode ser aplicado em diversas situações do cotidiano, como em viagens, na leitura de mapas e na utilização de aplicativos de GPS. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido para que os alunos criem um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma roda de conversa falando sobre a importância da orientação no espaço geográfico. Em seguida, apresente aos alunos o objetivo da aula e a metodologia que será utilizada.Etapa 2 - Apresentação do conteúdo
Apresente os conceitos de escala gráfica e numérica presente nos mapas, utilizando exemplos práticos e didáticos, como mapas de ruas e de países.Etapa 3 - Criação do template de registro de aprendizagem
Os alunos criarão em duplas ou trios um template de registro de aprendizagem contendo os campos de "Check-in" e "Check-out". O Check-in consiste em uma pergunta ou atividade para iniciar a aula, enquanto o Check-out é uma pergunta ou atividade para finalizar a aula.Etapa 4 - Aplicação do template
Os alunos aplicarão o template criado na etapa anterior, registrando as informações apresentadas sobre a escala gráfica e numérica dos mapas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos se reunirão em grupos para discutir as informações registradas em seus templates e apresentarão suas conclusões para a turma.Etapa 6 - Atividade prática
Os alunos realizarão uma atividade prática de medição de distâncias em um mapa utilizando a escala gráfica e numérica.Etapa 7 - Conclusão
Finalize a aula fazendo uma síntese dos principais pontos abordados e incentivando os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido em situações do cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na aula por meio da metodologia ativa Ensino Híbrido.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
- Desempenho dos alunos na atividade prática de medição de distâncias em um mapa utilizando a escala gráfica e numérica.
- Qualidade das conclusões apresentadas pelos alunos na discussão em grupo.
Ações do professor
- Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a importância da orientação no espaço geográfico.
- Utilizar exemplos práticos e didáticos na apresentação do conteúdo.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do template de registro de aprendizagem.
- Realizar a atividade prática de medição de distâncias em um mapa utilizando a escala gráfica e numérica.
- Apresentar conclusões claras e objetivas na discussão em grupo.