Aula sobre Orientacao No Espaco Geografico

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A orientação no espaço geográfico é uma habilidade fundamental para a compreensão e interpretação de mapas e para a localização de lugares no mundo. É importante que os alunos aprendam a medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Essa habilidade é essencial para que possam se orientar e se localizar em diferentes situações do cotidiano, como em viagens, na leitura de mapas de transporte público, entre outras. Para trabalhar essa habilidade, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Inicie a aula com uma breve explicação sobre orientação no espaço geográfico e sua importânciana compreensão e interpretação de mapas e para a localização de lugares no mundo.

  2. Etapa 2 - Apresentação do Modelo de Debate Crítico (MDC)

    Explique aos alunos como funciona a metodologia “Modelo Debate Crítico" e como ela serátrabalhada em sala de aula.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e público. Cada grupo deve receber um conjunto de informações sobre o tema e seus subtópicos para se preparar para o debate.

  4. Etapa 4 - Preparação dos grupos

    Oriente os grupos a respeito da pesquisa que deverá ser realizada. O grupo defensor pesquisará a respeito dos instrumentos digitais de orientação, sua importância no cotidiano das pessoas. O grupo opositor deverá buscar argumentos contrários para expor no momento do debate.

    A banca julgadora deve se preparar para avaliar as argumentações apresentadas e apresentar o veredito final. O público acompanhará todo debate, devendo realizar anotações.


  5. Etapa 5 - Debate

    O debate deve ser realizado com a participação dos grupos defensor e opositor e a mediação da banca julgadora. O público deve acompanhar o debate e anotar as principais ideias apresentadas.

  6. Etapa 6 - Discussão entre os grupos

    Após o debate, promova uma discussão em sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas opiniões e reflexões sobre o tema: "Orientação no espaço geográfico" relacionando com a metodologia utilizada.

  7. Etapa 7 - Avaliação individual

    Cada aluno deve avaliar sua própria participação na aula. Avalie o desempenho individual de cada aluno durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Estimular a pesquisa em grupo e o trabalho colaborativo.
  • Desenvolver a capacidade crítica dos alunos em avaliar apresentações e debates.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do template de avaliação por rubrica.
  • Participação ativa na pesquisa em grupo e na apresentação do subtópico.
  • Participação ativa no debate crítico e na avaliação das apresentações dos outros grupos.
  • Participação ativa na apresentação final e na avaliação individual.

Ações do professor

  • Explicar o tema e os objetivos da aula.
  • Apresentar o Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
  • Acompanhar a pesquisa em grupo e o debate crítico.
  • Avaliar o desempenho individual dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o template de avaliação por rubrica.
  • Pesquisar em grupo sobre o subtópico designado.
  • Participar ativamente do debate crítico.
  • Apresentar as conclusões sobre o subtópico e sua relação com o tema geral.
  • Avaliar sua própria participação na aula.