Aula sobre Orientacao No Espaco Geografico
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A orientação no espaço geográfico é uma habilidade fundamental para a compreensão e interpretação de mapas e para a localização de lugares no mundo. É importante que os alunos aprendam a medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Essa habilidade é essencial para que possam se orientar e se localizar em diferentes situações do cotidiano, como em viagens, na leitura de mapas de transporte público, entre outras. Para trabalhar essa habilidade, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula
Inicie a aula com uma breve explicação sobre orientação no espaço geográfico e sua importânciana compreensão e interpretação de mapas e para a localização de lugares no mundo.Etapa 2 - Apresentação do Modelo de Debate Crítico (MDC)
Explique aos alunos como funciona a metodologia “Modelo Debate Crítico" e como ela serátrabalhada em sala de aula.Etapa 3 - Divisão dos grupos
Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e público. Cada grupo deve receber um conjunto de informações sobre o tema e seus subtópicos para se preparar para o debate.Etapa 4 - Preparação dos grupos
Oriente os grupos a respeito da pesquisa que deverá ser realizada. O grupo defensor pesquisará a respeito dos instrumentos digitais de orientação, sua importância no cotidiano das pessoas. O grupo opositor deverá buscar argumentos contrários para expor no momento do debate.A banca julgadora deve se preparar para avaliar as argumentações apresentadas e apresentar o veredito final. O público acompanhará todo debate, devendo realizar anotações.
Etapa 5 - Debate
O debate deve ser realizado com a participação dos grupos defensor e opositor e a mediação da banca julgadora. O público deve acompanhar o debate e anotar as principais ideias apresentadas.Etapa 6 - Discussão entre os grupos
Após o debate, promova uma discussão em sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas opiniões e reflexões sobre o tema: "Orientação no espaço geográfico" relacionando com a metodologia utilizada.Etapa 7 - Avaliação individual
Cada aluno deve avaliar sua própria participação na aula. Avalie o desempenho individual de cada aluno durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
- Estimular a pesquisa em grupo e o trabalho colaborativo.
- Desenvolver a capacidade crítica dos alunos em avaliar apresentações e debates.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do template de avaliação por rubrica.
- Participação ativa na pesquisa em grupo e na apresentação do subtópico.
- Participação ativa no debate crítico e na avaliação das apresentações dos outros grupos.
- Participação ativa na apresentação final e na avaliação individual.
Ações do professor
- Explicar o tema e os objetivos da aula.
- Apresentar o Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
- Acompanhar a pesquisa em grupo e o debate crítico.
- Avaliar o desempenho individual dos alunos.
Ações do aluno
- Criar o template de avaliação por rubrica.
- Pesquisar em grupo sobre o subtópico designado.
- Participar ativamente do debate crítico.
- Apresentar as conclusões sobre o subtópico e sua relação com o tema geral.
- Avaliar sua própria participação na aula.