Aula sobre Orientacao No Espaco Geografico

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Orientação no espaço geográfico é uma habilidade fundamental para a compreensão do mundo e da geografia. É importante que os alunos compreendam como se orientar em um mapa, como medir distâncias e como utilizar as escalas gráficas e numéricas para interpretar informações. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada para que os alunos possam desenvolver a habilidade de forma mais autônoma e participativa. Para isso, os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Realize aintrodução sobre o tema explicando a importância da Orientação no espaço geográfico e como ela está presente em nosso cotidiano. Apresente exemplos práticos do uso de mapas e como eles podem ser úteis em diferentes situações.

  2. Etapa 2 - Preparação para a atividade

    Para realizar em casa, disponibilize aos alunos um material online ou impresso com informações sobre a Orientação no espaço geográfico. Eles deverão ler e assistir aos vídeos sobre o tema para se prepararem para a atividade na próxima aula.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Em sala de aula, os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Os alunos apresentarão seus templates para a turma, explicando como eles utilizaram as informações sobre Orientação no espaço geográfico para preencher os campos: Que bom, Que pena, Que tal.

  5. Etapa 5 - Exercícios práticos

    Para fixação do aprendizado, proponha exercícios práticos de Orientação no espaço geográfico, utilizando mapas, escalas gráficas e numéricas para medir distâncias e interpretar informações.

  6. Etapa 6 - Reflexão e avaliação

    Os alunos farão uma reflexão sobre a atividade e preencherão o template de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando o que foi bom, o que foi ruim e o que pode ser melhorado na atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância da Orientação no espaço geográfico e como ela pode ser útil em diferentes situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de Orientação no espaço geográfico.
  • Estimular a participação e autonomia dos alunos na aprendizagem.
  • Desenvolver habilidades de reflexão e avaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das escalas gráficas e numéricas nos exercícios práticos.
  • Participação ativa na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Reflexão crítica e construtiva sobre a atividade.

Ações do professor

  • Preparar o material para a atividade.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação e autonomia dos alunos na aprendizagem.

Ações do aluno

  • Ler e assistir aos vídeos sobre Orientação no espaço geográfico.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente nos exercícios práticos e na reflexão sobre a atividade.