Aula sobre Orientacao No Espaco Geografico
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A Orientação no espaço geográfico é uma habilidade fundamental para a compreensão do mundo e da geografia. É importante que os alunos compreendam como se orientar em um mapa, como medir distâncias e como utilizar as escalas gráficas e numéricas para interpretar informações. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada para que os alunos possam desenvolver a habilidade de forma mais autônoma e participativa. Para isso, os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Realize aintrodução sobre o tema explicando a importância da Orientação no espaço geográfico e como ela está presente em nosso cotidiano. Apresente exemplos práticos do uso de mapas e como eles podem ser úteis em diferentes situações.Etapa 2 - Preparação para a atividade
Para realizar em casa, disponibilize aos alunos um material online ou impresso com informações sobre a Orientação no espaço geográfico. Eles deverão ler e assistir aos vídeos sobre o tema para se prepararem para a atividade na próxima aula.Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Em sala de aula, os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Apresentação dos templates
Os alunos apresentarão seus templates para a turma, explicando como eles utilizaram as informações sobre Orientação no espaço geográfico para preencher os campos: Que bom, Que pena, Que tal.Etapa 5 - Exercícios práticos
Para fixação do aprendizado, proponha exercícios práticos de Orientação no espaço geográfico, utilizando mapas, escalas gráficas e numéricas para medir distâncias e interpretar informações.Etapa 6 - Reflexão e avaliação
Os alunos farão uma reflexão sobre a atividade e preencherão o template de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando o que foi bom, o que foi ruim e o que pode ser melhorado na atividade.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando a importância da Orientação no espaço geográfico e como ela pode ser útil em diferentes situações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de Orientação no espaço geográfico.
- Estimular a participação e autonomia dos alunos na aprendizagem.
- Desenvolver habilidades de reflexão e avaliação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização correta das escalas gráficas e numéricas nos exercícios práticos.
- Participação ativa na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Reflexão crítica e construtiva sobre a atividade.
Ações do professor
- Preparar o material para a atividade.
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a participação e autonomia dos alunos na aprendizagem.
Ações do aluno
- Ler e assistir aos vídeos sobre Orientação no espaço geográfico.
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar ativamente nos exercícios práticos e na reflexão sobre a atividade.